As Escolas Secundárias do Porto foram convidadas a participar no projeto de investigação da Marisa Graça, investigadora do InBio/CiBIO/Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e Mentora da Rede de Escolas do FUTURO. O doutoramento da Marisa abrange a quantificação e avaliação dos benefícios ecológicos e culturais prestados pelas árvores urbanas da cidade do Porto.

Várias escolas responderam à chamada e, em janeiro, a Marisa iniciou um périplo pelas escolas aderentes para apresentar o trabalho. Estas sessões decorreram na EBS do Cerco, na ES Alexandre Herculano, na EBS Rodrigues de Freitas e no Colégio D. Duarte. Estas duas últimas instituições de ensino pertencem à Rede de Escolas do FUTURO e aceitaram igualmente o desafio de participar neste projeto de investigação.

As sessões de apresentação consistiram em duas partes. Num primeiro momento apresentou-se o conceito de serviços de ecossistemas e os benefícios prestados pelas árvores urbanas, abordando-se também sucintamente a avaliação destes serviços para o caso concreto do Porto. No segundo momento apresentaram-se os objetivos da investigação na qual os alunos colaborarão e analisou-se conjuntamente o questionário para recolha de dados e regras a observar para garantir uma boa qualidade da informação.

De momento a equipa de investigação conta com cerca de 100 alunos de 11º e 12º anos e os trabalhos já estão em curso.

Em breve mais novidades. Bons trabalhos!

FOTOS | Créditos: ©2017ESRodriguesFreitas, ©2017ESCerco, ©2017AlexandreHerculano

Rede de Escolas do FUTURO é uma iniciativa do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, um projeto desenvolvido pela Universidade Católica Portuguesa e Área Metropolitana do Porto no âmbito CRE.Porto – Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto. O objetivo do Programa de Mentores da Rede de Escolas do FUTURO é o de garantir apoio às Escolas através do estabelecimento de laços entre os docentes coordenadores e especialistas em diversas áreas de intervenção, que colaboram graciosamente. Conheça as entidades e pessoas envolvidas no projeto.