Durante a Semana do Ambiente, que decorreu na cidade do Porto na primeira semana de junho, os alunos participantes na Rede de Escolas do FUTURO apresentaram publicamente todos os trabalhos desenvolvidos no âmbito da modalidade de criação artística com inspiração na árvore.

A 5 de junho, na Concha Acústica do Palácio de Cristal, os alunos da Escola Básica do Conservatório de Música do Porto ofereceram um excecional concerto – “Os Mensageiros da Árvore”. Este espetáculo resultou da feliz sinergia entre a professora Felisbina, o seu grupo de alunos e da cantora lírica Ana Maria Pinto, Mentora da Rede de Escolas do FUTURO. Durante todo o ano letivo o trabalho realizado por este grupo foi regular e dedicado e resultou numa obra que enche o coração de todos. As letras foram elaboradas com base em poemas criados pelas crianças, a música foi composta pela Ana Maria Pinto, as coreografias foram desenvolvidas para cada canção (a bailarina Joana Peres também deu uma ajudinha).

O espetáculo, curto mas excelso, levou-nos numa viagem pelo mundo das árvores, da floresta, do planeta, da água e do vento, vistos na perspetiva das crianças e contou com a presença de pais, amigos e curiosos, bem como da Câmara Municipal do Porto, na presença do Vereador Filipe Araújo, que felicitou todos os pequenos músicos. Convidamos todos a espreitar um pequeno vídeo feito no concerto.

No dia seguinte foi a vez de outras escolas da nossa Rede de Escolas do FUTURO apresentarem os seus trabalhos no Centro de Educação Ambiental do Covelo. A Escola Psicossocial do Porto construiu uma história encantada, itinerante, que levou a plateia a percorrer toda a floresta da Quinta do Covelo e as palavras de prelim pim pim que abriram “portas” eram as árvores da Quinta e os seus “poderes”. Já no palco principal, a Escola Básica e Secundária Rodrigues de Freitas apresentou com os alunos da Unidade de Educação Especial a canção da moribayassa, com a direção da Mentora Ana Maria Pinto e do ritmo dos “Allatantou”. A Escola D. Duarte, a e a EB1 da Lomba e a EB1 da Fontinha, com a ajuda e orientação das suas Mentoras Ana Paula e Rosa Oliveira, apresentaram as suas peças de teatro e momentos musicais que deleitaram a todos.

Parabéns a todos os Professores e Alunos, às inspiradoras e dedicadas Mentoras e aos técnicos dos Centros de Educação Ambiental do Covelo e do Palácio de Cristal. Como numa verdadeira floresta, os recursos que cada um aportou foram intercambiados, partilhados e transformados em algo maior e mais belo. Obrigada!

FOTOS Concerto “Os Mensageiros da Árvore” | Créditos: ©2017CRE.Porto|ampereira

FOTOS Semana do Ambiente no CEA da Quinta do Covelo | Créditos: ©2017CRE.Porto|ampereira

Rede de Escolas do FUTURO é uma iniciativa do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, um projeto desenvolvido pela Universidade Católica Portuguesa e Área Metropolitana do Porto no âmbito CRE.Porto – Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto. O objetivo do Programa de Mentores da Rede de Escolas do FUTURO é o de garantir apoio às Escolas através do estabelecimento de laços entre os docentes coordenadores e especialistas em diversas áreas de intervenção, que colaboram graciosamente. Conheça as entidades e pessoas envolvidas no projeto