_dsc6417No ano 2016/17 a meta do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto – é a de plantar 15.000 novas árvores nativas na região. As intervenções estão a ser desenhadas e preparadas há alguns meses com os vários parceiros, as árvores estão em produção, a preparação de terrenos está em curso e a agenda de atividades aberta aos cidadãos interessados e colaborar será brevemente divulgada. Estas 15.000 árvores serão plantadas com o apoio da Fundação Yves Rocher, ao abrigo do seu programa ‘Plantons pour la Planète’.

Este ano, além da entrada de novas áreas de operação, o foco do trabalho do FUTURO será centrado na manutenção e consolidação dos cerca de 200 hectares já intervencionados em anos anteriores. Algumas destas áreas foram, em maior ou menor escala, afetadas pelos incêndios deste verão. Outras necessitam retancha, ações de controlo de invasoras e outros cuidados. A LIPOR juntou-se ao FUTURO para dar resposta a este desafio e está a colaborar diretamente na manutenção de 20 hectares de áreas nos Municípios seus associados, uma iniciativa que se designa ‘Km2 da LIPOR’.

Além das intervenções no terreno destaca-se ainda o trabalho em curso no Viveiro Municipal do Porto, cuja meta é a produção de mais 30.000 plantas nativas (com especial ênfase nas arbustivas).

O FUTURO tem ainda como meta para 2016/17 o envolvimento ativo de cerca de 60 escolas na Rede de Escolas do FUTURO, cujas distintas comunidades escolares são convidadas a conhecer, criar, manter e promover as florestas urbanas nativas da região.

Para maio de 2017 está planeada a 4ª Campanha de Monitorização do FUTURO, na qual é rigorosamente estudada a taxa de sucesso das intervenções realizadas.

Outras iniciativas estão em preparação, nomeadamente a 2ª Edição da iniciativa Se tem um jardim, temos uma árvore para si, promovida pelo Município do Porto no âmbito do FUTURO, entre outras.

Saiba mais sobre os métodos e resultados do FUTURO nos últimos 5 anos.

Se quiser ser oportunamente alertad@ sobre as novidades na AGENDA de atividades de plantação e manutenção do FUTURO inscreva-se na Bolsa de Voluntários.

…………

O FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto – é um esforço planeado e coordenado de várias organizações e cidadãos com o objetivo de criar e manter florestas urbanas nativas na região, que precisa de enriquecer a sua biodiversidade, sequestrar carbono, melhorar a qualidade do ar, proteger os seus solos e contribuir para uma melhor qualidade de vida das pessoas. Por isso resume-se numa palavra – FUTURO. Porque não existe futuro sem árvores. O projeto é desenvolvido no âmbito do Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto (CRE.Porto), sendo liderado pela Área Metropolitana do Porto e Universidade Católica Portuguesa.

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar

Guardar