Com o FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto – trabalhamos em conjunto (autarquias, organismos do estado, proprietários florestais, universidades, associações florestais e outras, cidadãos, empresas, estabelecimentos de ensino…). Testamos modelos alternativos, aprendemos, partilhamos conhecimento e, ao mesmo tempo, temos um impacto positivo no território. Os resultados não são imediatos nem perfeitos (não haja ilusões) mas são feitos.

Os estudos teóricos e práticos explicam o importante papel de projetos nicho, como o FUTURO, na transição para a sustentabilidade.

 

Acumulamos 6 anos de experiência no terreno, 200 hectares em intervenção, 163 parcelas de trabalho, 200 profissionais envolvidos, 550 atividades de campo já realizadas (controlo de plantas invasoras, plantação, manutenção), 97.379 árvores nativas plantadas, 266 entidades, 13.486 cidadãos que ofereceram 42.243 horas de trabalho voluntário, 50.000 árvores e arbustos nativos produzidos para projetos de reabilitação ecológica e rearborização. A taxa de sobrevivência das árvores instaladas é de 79-95%.

Continuemos, que ainda há muito para fazer. Um bem-haja a todos os parceiros e cidadãos voluntários que nos últimos anos trabalham para este FUTURO, o de todos.

Se estiver interessado(a) em fazer parte da Bolsa de Voluntários pode inscrever-se aqui. Sempre que organizarmos uma ação será convidado(a).

Guardar

Guardar

Guardar