Captura de ecrã total 11072016 152927O Agrupamento de Escolas de Valongo tem sido muito ativo junto da comunidade e tem já participado em atividades de plantação e manutenção na Serra de Santa Justa. Na sequência deste envolvimento , a Secundária de Valongo inscreveu-se na Rede de Escolas do FUTURO adotando uma área: o Corredor Ecológico de Valongo. No dia 11 de março os alunos colaboraram na reflorestação desta parcela e, no regresso à escola, produziram um vídeo explicativo dos procedimentos e trabalhos realizados durante a ação de plantação.

Além da plantação, a escola instalou ainda um pequeno viveiro com três espécies nativas (carvalho-alvarinho, carvalho-negral e medronheiro). Estiveram envolvidos os alunos de cursos vocacionais, ciências e tecnologias e ciências sociais e humanas, ficando cada grupo responsável pelo seu lote de plantas. Para o registo da recolha e “upcycling” dos pacotes de leite realizaram um vídeo que mostra todos os passos. Semanalmente os alunos fizeram a determinação da humidade, temperatura e pH do solo, utilizando ferramentas e equipamentos próprios, aproveitando para por em prática os conhecimentos adquiridos em diferentes disciplinas, da matemática à biologia, passando bela química! Neste momento contam já com 154 plantas. Segundo a Professora Maria Celestina Henriques, responsável pela inscrição da escola na Rede, a participação neste projeto permitiu o “reconhecimento de que a nossa ação hoje, pode condicionar o nosso ambiente futuro”. Para além dos alunos do AE de Valongo, participaram alunos de escolas europeias que estavam de visita à escola no âmbito do programa Erasmus+, que aproveitaram para ter contacto, possivelmente pela primeira vez, com as espécies nativas de Portugal. No final, enviaram-nos uma apresentação com o resumo da sua participação! Excelente trabalho!

Parabéns a tod@s!

A Rede de Escolas do FUTURO é uma iniciativa do CRE.Porto no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. É promovida pela Área Metropolitana do Porto e Universidade Católica Portuguesa, sendo apoiada pela Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Tratamento de Resíduos do Grande Porto e EDP Gás. Colabora o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e os Municípios de Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia.