8Com a chegada das férias escolares muitos dos viveiros da Rede de Escolas do FUTURO ficariam sem os cuidados periódicos importantes, como a rega e a monda. Assim, os municípios participantes na Rede de Escolas do FUTURO gentilmente recolheram e acolheram estas pequenas plantas nos seus viveiros municipais até ao início da nova época de plantação.

Na Escola Básica Domingos Capela, pertencente ao Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida, em Espinho, foi exatamente esse o procedimento realizado. Esta viagem estival das plantas do viveiro da escola para o viveiro municipal aconteceu no dia 21 de Junho, já os alunos da turma responsável por esta modalidade se encontravam em fase de estágio.

Auxiliaram nesta tarefa os estagiários em jardinagem, Ricardo, Andreia e Alexandra, que acompanharam este trabalho ao longo do ano e que compõem a turma que integra este projeto. Foi com o apoio da D. Grácia, responsável do viveiro do município de Espinho, que se instalaram as plantas neste novo local de acolhimento. Foram produzidas na Domingos Capela 95 medronheiros, 45 carvalhos-alvarinho e 115  carvalhos-negral. Seguramente que o trabalho de todos vai continuar a ser mantido pelas mãos cuidadosas dos funcionários do viveiro municipal.

A todos muitos parabéns pelo trabalho realizado! Um especial agradecimento à Professora Daniela Sousa, por toda a sua dedicação junto da comunidade escolar, bem como à Engª Anna Kustra-Mano e ao Dr. Jorge Salvador, da Câmara Municipal de Espinho.

Parabéns a tod@s! FOTOS | Créditos: ©2016|DanielaSousa

A Rede de Escolas do FUTURO é uma iniciativa do CRE.Porto no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. É promovida pela Área Metropolitana do Porto e Universidade Católica Portuguesa, sendo apoiada pela Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Tratamento de Resíduos do Grande Porto e EDP Gás. Colabora o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e os Municípios de Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia.