DSCN4157O Agrupamento de Escolas Fontes Pereira de Melo, Porto, assim que teve conhecimento da criação da Rede de Escolas do FUTURO, decidiu arregaçar as mangas e aproveitar ao máximo toda esta iniciativa e como tal, inscreveu a sua escola em três modalidades, sendo elas a da criação de um viveiro de plantas nativas, valorização do espaço verde escola e promoção do património arbóreo local.

Desta forma, cedo começou a dividir tarefas pelos alunos de várias turmas, por forma a envolver toda a comunidade escolar. Na criação do viveiro, participaram as turmas 7ºCF e 8ºBF, num total de 21 alunos, juntamente com os professores das respetivas turmas, coordenados pelas professoras responsáveis pela inscrição na Rede de Escolas, Cláudia Moreira e Sandra Ferraz.  Foi feita a recolha de pacotes de leite e posteriormente nas aulas de oficinas e projetos, foram preparados os mesmos para acolher as pequenas sementes. Com pedaços de plástico de garrafas de água criaram-se placas de identificação das espécies semeadas. Depois de tudo estar pronto, a sementeira realizou-se na horta pedagógica. Devido às condições climatéricas inconstantes a sementeira teve que ser atrasada e decorreu apenas em abril e a primeira plântula a nascer, para alegria de todos, foi de carvalho-alvarinho (Quercus robur). A monitorização da evolução da sementeira foi efetuada semanalmente e verificou-se que só quase no fim de maio as sementes começaram a germinar com maior vigor. Neste momento as plântulas produzidas por esta escola, num total de 138,  já se encontram no viveiro municipal do Porto, a receber todos os cuidados necessários durante o verão.

221Na valorização dos seus espaços verdes, as turmas do 6ºBF e 8ºCF, num total de 20 alunos, dedicaram-se à reabilitação dos jardins, através da limpeza dos espaços, identificação das espécies já existentes e criação de um BI para todas elas. Foram ainda plantados 2 medronheiros (Arbutus unedo) e 2 carvalhos-alvarinho (Quercus robur). Por fim, as professoras Cláudia Moreira, Helena Martins e Sandra Ferraz, organizaram atividades de promoção do património arbóreo da sua escola, com 30 alunos do 7ºBF e 8ºAF. Foi feito um inventário das árvores e arbustos existentes, que resultou posteriormente no estudo de cada uma das espécies, tendo em conta a sua caracterização biológica, bem como curiosidades e utilidades. O BI construído pode ser visto AQUI.

Para o próximo ano letivo já foi feita a promessa da realização de uma encenação de uma peça de teatro/dança sobre uma das espécies estudadas, para apresentar à comunidade, bem como a criação de um mapa da escola com a localização de todas as espécies existentes, devidamente identificadas.

A tod@s muitos parabéns pelo bom trabalho! FOTOS | Créditos:@2016ClaudiaMoreira

A Rede de Escolas do FUTURO é uma iniciativa do CRE.Porto no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. É promovida pela Área Metropolitana do Porto e Universidade Católica Portuguesa, sendo apoiada pela Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Tratamento de Resíduos do Grande Porto e EDP Gás. Colabora o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e os Municípios de Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia.