2 011No passado mês de Abril, os alunos da EB 2,3 de Rio Tinto, em Gondomar, tiveram uma aula diferente e bem mais prática que o habitual: plantaram as árvores nativas recebidas através da inscrição feita na modalidade de valorização do espaço verde escolar da Rede de Escolas do FUTURO. No total, 80 alunos de duas turmas de ciências naturais e do curso vocacional de jardinagem, juntamente com o apoio das Professoras Maria José Monteiro e Marli Leite,  plantaram medronheiros (Arbutus unedo), bordos (Acer pseudoplatanus), bétulas (Betula pubescens), pilriteiros (Crataegus monogyna) e pinheiros-mansos(Pinus pinea). O jardim desta escola ficou mais preenchido com as novas 87 árvores. No final da plantação os alunos protegeram e sinalizaram as árvores com protetores e estacas e houve ainda o cuidado para a identificação das pequenas árvores com os seus bilhetes de identidade.

Além das  árvores e arbustos nativos, e com o apoio do município de Gondomar, foi possível enriquecer ainda mais os espaços da EB 2,3 de Rio Tinto com a plantação de ervas aromáticas. Assim, além de um novo bosque nativo, a escola ficará certamente com um jardim mais colorido e perfumado!

Parabéns a tod@s! FOTOS | Créditos: ©2016|MónicaMonteiro

A Rede de Escolas do FUTURO é uma iniciativa do CRE.Porto no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. É promovida pela Área Metropolitana do Porto e Universidade Católica Portuguesa, sendo apoiada pela Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Tratamento de Resíduos do Grande Porto e EDP Gás. Colabora o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e os Municípios de Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia.