Apesar do céu da manhã de 27 janeiro em Matosinhos ameaçar água, tínhamos um objetivo para cumprir no Parque da Ciência – plantar 114 árvores nativas. Juntaram-se a nós três plantadores habituais do FUTURO – a Eugénia, o Vitor e o António – e três principiantes nestas lides: a Inês, o André e o Vitor. Enquanto os operacionais do Município assinalavam os locais onde havia necessidade de retancha, os voluntários abriam covas e plantavam os carvalhos, os lódãos e os pinheiros-mansos previstos. Meta cumprida em hora e meia! Quase nem sentimos a chuvada 😉

Os carvalhos plantados nesse dia foram produzidos no ano passado pela ES de Abel Salazar (Matosinhos) no âmbito da Rede de Escolas do FUTURO na modalidade de criação de um viveiro de plantas nativas. Este ano a Secundária Abel Salazar continua na Rede de Escolas do FUTURO e conta ainda com o apoio de um Mentor do FUTURO (José Luís Araújo) e de um Eco-Conselheiro da Lipor.

Muito obrigada a tod@s!

FOTOS Créditos: ©2017CREPorto, malmeida

Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi organizada pela Câmara Municipal de Matosinhos e CRE.Porto. As árvores (todas nativas) foram fornecidas pelo Programa Floresta Comum, pelo Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO e pelo Viveiro da Escola Secundária Abel Salazar.