4A Escola Básica Padre Manuel de Castro, Matosinhos, inscreveu-se na Rede de Escolas do FUTURO com o objetivo de melhorar os seus espaços verdes através da plantação de espécies nativas.

Depois de receberem as árvores, as mesmas foram dadas a conhecer aos alunos, pois estavam bastante curiosos! Como eram árvores pequenas decidiu-se não plantá-las diretamente no terreno, mas transplantá-las para vasos maiores. Para tal, e para garantir que elas crescessem saudáveis e fortes, utilizou-se composto feito na escola (compostagem a ser feita desde o ano anterior). Mais recentemente recebemos notícias da Professora Olívia Cabral descrevendo o crescimento e o desenvolvimento das pequenas árvores. Os medronheiros são as plantas mais desenvolvidas. O sobreiro e o castanheiro começam a ganhar as primeiras novas folhinhas, pequenas e bem verdinhas. As cerejeiras têm sido mais tímidas. Os alunos, dedicados à sua futura floresta, vão acompanhando crescimento de todas, retirando as ervas daninhas e regando-as sempre que é necessário. Com a chegada do próximo outono vão todas passar para os seus locais definitivos de plantação. Até lá vamos esperar que cresçam ainda mais fortes!

Adaptado do texto de Olívia Cabral, professora responsável pela inscrição do grupo na Rede de Escolas do FUTURO.

Parabéns a tod@s! FOTOS | Créditos: ©2016|OliviaCabral

 A Rede de Escolas do FUTURO é uma iniciativa do CRE.Porto no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. É promovida pela Área Metropolitana do Porto e Universidade Católica Portuguesa, sendo apoiada pela Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Tratamento de Resíduos do Grande Porto e EDP Gás. Colabora o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e os Municípios de Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia.