5Nos dias 21 e 22 de abril, 25 alunos do 2.º ciclo da Escola Básica de Secundária Dr. Serafim Leite, em S. João da Madeira, juntamente com quatro professores e uma funcionária da escola, ajudaram a decorar os espaços verdes da escola, com as árvores fornecidas pela Rede de Escolas do FUTURO. Com ou sem batas, todos estavam equipados para as ações de plantação. A juntar ao medronheiro (Arbutus unedo), castanheiro (Castanea sativa), sobreiro (Quercus suber), tramazeira (Sorbus aucuparia) e ulmeiro (Ulmus minor), foi plantado um limoeiro oferecido pelo Pingo Doce. O responsável da empresa também esteve presente e ajudou a plantar.

Na semana anterior já tinha sido feito um trabalho de preparação do terreno e os locais de plantação das árvores foram marcados. Os jardineiros da autarquia procederam depois à abertura das covas.

Apesar das intempéries, o solo estava húmido sem ser encharcado, pelo que foi um bom contributo para garantir uma boa plantação. Foi ainda colocado composto proveniente dos compostores da escola. Foram colocadas estacas junto a cada árvore para assinalar a sua presença (dado que algumas delas ainda são pequenas!) e posteriormente irá ser criada uma pequena vedação também em madeira em seu torno. Os alunos são responsáveis por, periodicamente, verificar as condições da planta e do solo e, se necessário, regar. Além da plantação de novas árvores no espaço escolar, um outro grupo de alunos de 11º ano do agrupamento de ciências e tecnologia, juntamente com dois docentes e um membro da equipa técnica do município, dedicaram-se a conhecer melhor as árvores existentes na escola. Desta forma criaram pequenas fichas de informação e de identificação das espécies existentes.

Sem dúvida que este foi um excelente exemplo de um esforço duplo de integração da comunidade escolar em prol do conhecimento da sua flora e do melhoramento paisagístico dos seus jardins.

Adaptado do texto de Cristina Tavares e Rosa Pinho, professoras responsáveis pela participação do grupo na Rede de Escolas do FUTURO.

Parabéns a tod@s! FOTOS | Créditos: ©2016|EBS Dr.SerafimLeite

 A Rede de Escolas do FUTURO é uma iniciativa do CRE.Porto no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. É promovida pela Área Metropolitana do Porto e Universidade Católica Portuguesa, sendo apoiada pela Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Tratamento de Resíduos do Grande Porto e EDP Gás. Colabora o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e os Municípios de Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia.