IMG_4845No passado 18 de fevereiro, o Viveiro Municipal do Porto foi palco do lançamento da mais recente iniciativa do Município do Porto, no âmbito do FUTURO: ‘Se tem um jardim, temos uma árvore para si‘.

Esta iniciativa, apresentada pelo Vereador do Pelouro da Inovação e Ambiente (Filipe Araújo), pretende envolver os munícipes na criação e promoção da floresta urbana nativa, uma infraestrutura verde fundamental para a qualidade de vida da cidade e da região. Cada nova árvore plantada na cidade é um pequeno contributo para melhorar a qualidade do ar, reduzir a temperatura na cidade em picos de calor, sequestrar carbono, regular a água e a conservação do solo, promover a biodiversidade. Ao mesmo tempo, cada árvore à nossa volta aumenta a capacidade de memorização, atenção e concentração e reduz os níveis de stresse no nosso organismo.

Por isso, ao convidar os seus munícipes a plantar árvores e arbustos nativos nos seus jardins privados, o Porto está igualmente a dar um contributo importante o projeto FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto.

Este ano, o Porto oferecerá aos seus munícipes 1.750 árvores e arbustos nativos da flora portuguesa, tais como medronheiros, carvalhos, sobreiros, pilriteiros, buxos, teixos, entre outros. O projetado é oferecer 10.000 ao longo dos próximos cinco anos.

Para participar nesta iniciativa os residentes e organizações sedeadas no concelho do Porto devem reservar as suas árvores até 20 de março através da plataforma www.100milarvores.pt 

“Se tem um jardim, temos uma árvore para si” é desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, um projeto no qual o Porto tem estado profundamente envolvido, e integra um pacote de medidas em curso para melhorar a infraestrutura verde da cidade no âmbito das Estratégias Municipais para o Ambiente e de Mitigação e Adaptação às Alterações Climáticas. São parceiros o CRE.Porto, o Programa Floresta Comum e o Metro do Porto.

Fotos | Filme | porto.pt | público