foto 6A Escola Básica do Pindelo, em Oliveira de Azeméis, começou o seu trabalho da criação da sementeira bem cedo, com um pedido especial aos pais dos alunos para ajudarem na recolha dos pacotes de leite necessários. A Associação de Pais tem sido uma constante nesta iniciativa, tendo colaborado no levantamento do material que o FUTURO ofereceu à escola (sementes e substrato), bem como na construção de um viveiro vertical, uma estrutura em madeira feita propositadamente para a sementeira. Ficou fantástica! Esta estrutura foi colocada num local abrigado da chuva, vento e geadas.

No  passado 26 de janeiro todas as turmas de 1º Ciclo e do Pré-escolar colocaram mãos à obra e no total foram cheios 476 contentores (pacotes de leite) com as sementes estando agora todos à espera de vislumbrar as primeiras plântulas. Desses 476 contentores, 188 são de carvalho-negral, 129 de carvalho-alvarinho e 159 de medronheiro.

As diferentes espécies foram devidamente identificadas com diferentes números nos respetivos contentores.

Os alunos adoraram mexer na terra, no substrato, nas sementes, regar, enfim portaram-se com responsabilidade e bastante interesse na atividade.

Surgiu ainda a ideia de realizarem um desdobrável, com informações sobre as diferentes espécies semeadas, baseada no marcador de livros que foi oferecido na formação. O desdobrável será depois distribuído pela comunidade.

Adaptado do texto de Sandra Milheiro, professora responsável pela inscrição do grupo na REDE de ESCOLAS do FUTURO.

 

Parabéns a tod@s! FOTOS | Créditos: ©2016|SandraMilheiro

A Rede de Escolas do FUTURO é uma iniciativa do CRE.Porto no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. É promovida pela Área Metropolitana do Porto e Universidade Católica Portuguesa, sendo apoiada pela Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Tratamento de Resíduos do Grande Porto e EDP Gás. Colabora o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e os Municípios de Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia.