IMG_0985Nos passados 3 e 5 de Novembro decorreram as ações de formação da iniciativa recentemente lançada no âmbito do projeto FUTURO: a REDE de Escolas do FUTURO. Estiveram presentes nas seis ações de formação 59 professores e técnicos municipais dos 17 municípios da AMP: Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia.

A formação agora oferecida permitiu aos professores adquirir competências, inspirar-se e conhecer os recursos que terão disponíveis para criar os seus viveiros de árvores autóctones, valorizar os espaços verdes ou florestais na escola e conhecer o património arbóreo e florestal da sua localidade. A formação centrou-se nas técnicas de sementeira de árvores e arbustos nativos, na caracterização dos espaços verdes escolares, na identificação de espécies nativas mais indicadas, bem como a importância da manutenção do património natural, serviços ecológicos das árvores.

Passada esta etapa da formação, cabe agora aos professores mobilizar a comunidade escolar para a recolha do material necessário para instalar os seus viveiros (pacotes de leite), criar e enviar para a equipa técnica documentação sobre os seus espaços verdes, com propostas de intervenção, espécies propostas e plano de trabalhos, além da preparação do terreno para as ações de plantação.

Participam na REDE de Escolas do FUTURO 45 escolas (3 escolas estão inscritas em mais do que uma modalidade). Estão já envolvidos 69 professores de todos os municípios da AMP.

A REDE de Escolas do FUTURO tem como objetivo apoiar as escolas que contribuam de uma forma clara para os objetivos do FUTURO: criar, manter e promover as florestas urbanas nativas da região. A participação das escolas pode ser feita em várias modalidades:

  1. Adoção de uma área do FUTURO: acompanhar uma área de floresta ao longo de tempo para que possam vê-la crescer e apreciar os ciclos da natureza. Há 9 escolas a trabalhar esta modalidade.
  2. Criação de um viveiro de plantas nativas: criar uma bolsa de plantas nativas de qualidade a usar nas ações de plantação da região. Há 12 escolas a trabalhar esta modalidade.
  3. Valorização do espaço verde escolar: inventariar e estudas as árvores e arbustos existentes e planear intervenções de melhoria. Há 20 escolas a trabalhar esta modalidade.
  4. Promoção do património arbóreo local: conhecer as árvores no seu entorno mais próximo. Há 8 escolas a trabalhar esta modalidade.

FOTOS de 3 de novembro e 5 novembro Créditos das fotografias:©2015CRE.Porto|malmeida & ©2015CRE.Porto|ampereira

A REDE de ESCOLAS do FUTURO é uma iniciativa do CRE.Porto no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. É promovida pela Área Metropolitana do Porto e Universidade Católica Portuguesa, sendo apoiada pela Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Tratamento de Resíduos do Grande Porto e EDP Gás. Colabora o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e os Municípios de Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia. A formação teve a colaboração graciosa e dedicada de Luis Côrte-Real (ICNF), Telmo Machado (LIPOR) e Rubim Almeida (FCUP / CIBIO) e teve como anfitriões o município de S. João da Madeira (Torre de Oliva – Welcome Center do Turismo Industrial) e a Lipor. A todos o nosso agradecimento.