O Município de Matosinhos, no âmbito do Centro de Recuperação Paisagística do Vale do Leça (CRPVL), inicia no presente ano um novo ciclo de formações técnicas sobre a valorização económica e ambiental de espécies nativas, estreando com um objeto de estudo, muito aromático, “A Flor do Sabugueiro”, no próximo dia 4 de maio.

No seguimento de uma abordagem geral à espécie nativa de nome científico Sambucus nigra, em janeiro do ano passado, esta primeira formação pretende partilhar conhecimento técnico e científico sobre a planta e aprofundar a sua flor, como um recurso, tendo em conta as boas práticas de recolha, tratamento e a sua transformação em produtos por nós apreciados, bem como a sua conservação.

A formação técnica contempla parte teórica e prática nos Campos Demonstrativos do CRPVL e pretende dar a conhecer à comunidade as potencialidades das espécies nativas da região.

A inscrição é gratuita e obrigatória através de formulário próprio. Para submeter pedido de inscrição para a “Ação 1: A Flor do Sabugueiro”, aceda aqui.

As vagas estão limitadas a 25 participantes e são destinadas a operadores e técnicos agrícolas e a cidadãos interessados na temática.

Esperamos por si!

Esta ação de capacitação é desenvolvida no âmbito do Centro de Recuperação Paisagística do Vale do Leça, uma iniciativa do Município de Matosinhos que pretende promover o restauro ecológico e valorização do vale do Leça. Este projeto contribui para os objetivos do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto e é desenvolvido em parceria com o CRE.Porto.