Os primeiros meses de 2019 no Viveiro do FUTURO foram recheados de tarefas. Entre janeiro e fevereiro contamos com 91 participações voluntárias em apenas 6 ações! Ao longo destas ações de trabalhos foram envasadas 900 plantas e semeadas mais de 11.000 sementes de 8 espécies nativas.

O arranque da nova época de produção no Viveiro do FUTURO começou com a preparação de todos os materiais e a definição de um plano de trabalhos, com metas de produção das várias espécies arbustivas e arbóreas. Assim, foram definidas as prioridades e os convites aos nossos voluntários foram feitos.

Em janeiro continuamos a contar com a preciosa colaboração dos alunos do programa Programa Mais Saber (Católica.Porto) que, juntamente com a restante equipa envasaram mais de 100 plantas em pouco mais de uma hora!

O mês de fevereiro foi claramente o mais agitado! Neste mês demos inicio às sementeiras e entre bolotas e sementes tão pequeninas como grãos de pó, os voluntários e a nossa equipa esteve à altura da exigência e precisão que era necessária. Da mesma forma, com o inicio de um novo ano de produção, o investimento na otimização dos resultados e técnicas de sementeira é também uma realidade importante. Assim, para as espécies mais exigentes iniciamos protocolos de sementeira diferentes e também contamos com algum equipamento novo.

Os voluntários do FUTURO, da CASO (Católica Solidária) e ainda VO.U são agora presenças cada vez mais assíduas e além do trabalho dedicado, os breves momentos de pausa entre tarefas são já verdadeiros encontros de amigos, onde há partilha de experiências e alguns petiscos! 🙂

No dia 22 de fevereiro, praticamente um ano depois, uma calorosa equipa das Águas do Douro e Paiva (AdDP) e Simdouro regressaram ao Viveiro do FUTURO para celebrar o aniversário das empresas. Novamente a manhã foi marcada por sementeiras de amieiro (Alnus glutinosa) e medronheiro (Arbutus unedo). Depois de colocarem as pequenas sementes na terra, os 70 colaboradores puderam ainda envasar medronheiro.

Os trabalhos no Viveiro do FUTURO nunca acabam e é sempre necessário garantir um bom acompanhamento de todas as plantas, no entanto, uma tarefa deveras importante cabe agora às pequenas sementes lançadas à terra: germinar e crescer! Nós e os voluntários cá estaremos para fazer o resto! 🙂

Obrigada a tod@s!

FOTOS | Créditos: ©2019CREPorto.ampereira

Janeiro | 29 de janeiro

Fevereiro | 5 de fevereiro, 14 de fevereiro, 19 de fevereiro, 22 de fevereiro e 26 de fevereiro

O Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO é uma parceria entre o CRE.Porto, a Câmara Municipal do Porto, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas. Conta com o apoio da Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Tratamento de Resíduos da Região Porto, da Silvapor – Ambiente e Inovação, da Leal & Soares e do projeto Sementes de Portugal. O Viveiro está licenciado pelo ICNF como fornecedor de materiais florestais de reprodução.