OBRIGADO PORTO!

Obrigado pelo interesse. Obrigado pela adesão. Obrigado pelo entusiasmo.

É com satisfação que informamos que esgotamos todas as árvores para oferta!

A sexta edição deste programa do Município do Porto, que convida os portuenses a plantar árvores nativas nos seus jardins, esgotou todas as árvores , arbustos e plantas de pequeno porte que tinha para oferta. Esgotou-as, antes do fecho das inscrições. Esgotou-as, mesmo depois de dobrar as existências.

Foi uma adesão incrível e a demonstração do genuíno interesse dos portuenses pela sua cidade e pelas questões ambientais. Obrigado!

0
Ano de arranque da iniciativa
0
Plantas oferecidas
0
Árvores e arbustos para oferecer
0
Espécies de plantas nativas disponíveis

Porque é importante plantar árvores na cidade?

Sabia que ao plantar uma árvore no seu jardim, em plena cidade do Porto, melhora a qualidade de vida de todos, em particular a sua? Cada árvore plantada é um pequeno contributo para a melhoria da qualidade do ar, a redução da temperatura na cidade em picos de calor, o sequestro de carbono, a regulação da água, a conservação do solo e a promoção da biodiversidade. Ao mesmo tempo, cada árvore que nos rodeia aumenta a capacidade de memorização, atenção e concentração e reduz os níveis de stresse no nosso organismo. E se essa árvore for plantada e cuidada por si, os benefícios são ainda maiores. As atividades de jardinagem são uma excelente forma de se conectar com a natureza, estimular a criatividade, aumentar o bem-estar geral do organismo, fazer exercício e aliviar as tensões.

NÃO TENHO JARDIM, E AGORA?

TENHO JARDIM, E AGORA?

O FUTURO e o PORTO

Desde 2014, o Município do Porto tem estado envolvido no FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto – através da instalação do ‘Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO’ no Viveiro Municipal do Porto, com cedência de espaço e recursos para a produção de plantas nativas. Anualmente são produzidas 10.000 árvores e arbustos de 15 espécies nativas. Estas árvores (e arbustos) têm como destino áreas do FUTURO, parcelas em reconversão para bosque nativo no espaço metropolitano. Mas o Porto também contribui para o nosso FUTURO, promovendo a plantação de árvores nativas dentro da cidade, dando assim um contributo concreto para atingir as metas regionais. O programa ‘Se tem um jardim, temos uma árvore para si’ pretende contribuir para esse objetivo no âmbito das Estratégias Municipais para o Ambiente e de Mitigação e Adaptação às Alterações Climáticas levadas a cabo pelo município.

Consulte aqui algumas perguntas e respostas sobre a iniciativa.

Se ainda tem dúvidas ou deseja esclarecer alguma questão, envie-nos um email para umaarvoreparasi@gmail.com 

O seu compromisso.

O seu compromisso é simples: escolher bem as suas plantas, levantá-las, plantá-las e cuidá-las e informar-nos sempre que possível sobre o desenvolvimento das mesmas e eventuais dificuldades. Antes de plantar, leia atentamente os documentos que colocamos ao seu dispor, mas estamos sempre deste lado para ajudar a ultrapassar qualquer obstáculo, por isso use os nossos contactos e partilhe a sua experiência nas nossas redes sociais usando a hashtag #1arvoreparasi.

Muito obrigada pelo seu empenho em contribuir para um Porto mais verde!

Se já recebeu a(s) sua(s) árvore(s), mas precisa de alguma ajuda para saber como plantar, veja ao lado o vídeo que preparamos para si.

Leve consigo alguns conselhos sobre plantação.

Esta é uma iniciativa do Município do Porto no âmbito das suas Estratégias Municipais para o Ambiente e de Mitigação e Adaptação às Alterações Climáticas e desenvolve-se no contexto do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. Em conjunto, queremos desenvolver na cidade do Porto uma nova e robusta infraestrutura verde, que consiga melhorar de forma substancial a qualidade de vida dos nossos cidadãos e transformar o Porto numa cidade afirmativamente mais verde e mais sustentável.