O dia 9 de março começou bem cedo, com mais uma jornada de caminho até à Serra da Freita, município de Arouca, mais concretamente uma jornada de regresso aos Baldios da Ameixieira, Currais e Cales. Os 25 voluntários não se assustaram com a meta para a manhã e rapidamente os trabalhos começaram em força. Ao inicio da tarde, já com o sol bem alto, 643 árvores nativas já estavam no terreno!

O ditado diz que não há duas sem três, e esta parcela, dadas as suas dimensões e plano de intervenção, para que tudo pudesse decorrer da melhor forma, o faseamento das ações de plantação era uma necessidade. Assim, depois do dia 12 de janeiro e do dia 16 de fevereiro, em março o regresso foi marcado por mais uma meta ambiciosa. As árvores vieram corretamente acondicionadas e diretamente do Viveiro do FUTURO (Viveiro Municipal do Porto) graças à colaboração da Gamobar que cedeu ao FUTURO um veiculo para o transporte das plantas.

Já no terreno, com o acompanhamento da equipa técnica e membros da Associação para a Reabilitação da Serra da Freita – Matéria Prima, a tarefa dos voluntários foi facilitada pelo facto de as covas estarem semiabertas, à semelhança das ações anteriores. Um trabalho de extrema importância, numa área com estas características, isto é, mais pedregosa e com acentuado declive. Todo o esforço de preparação da parcela ficou a cargo da empresa Bosque dos Recados.

Os medronheiros (Arbutus unedo) foram sendo plantados em zonas mais expostas ao sol, por forma a podermos dar-lhes as condições mais adequadas ao seu crescimento. Já os carvalhos-alvarinho (Quercus robur) tiveram como destino uma encosta com outras condições. As gilbardeiras, uma espécie também ela com exigências bem diferentes, foi-lhes destinado um lugar privilegiado e fresco, bem junto ao rio.

Sem dúvida que a terceira intervenção nesta área primou por mais uma ação cuidada e dedicada dos voluntários que mesmo num terreno difícil conseguiram cumprir com todos os objetivos.

Com o tempo a aquecer e as plantas a começarem a despertar com a Primavera, ficam para trás as ações de plantação e iniciam-se as ações de manutenção, pelo que, se ficou curioso com todo este trabalho e com a beleza desta área, dia 30 de março iremos regressar aos Baldios da Ameixieira, desta vez para cuidar das pequenas plantas instaladas.

FOTOS | ©2019CRE.Porto.ampereira ©2019CRE.Porto.malmeida

Esta ação, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi organizada pelo Conselho Directivo dos Baldios de Ameixieira, Currais e Cales, Matéria-Prima – Associação para a Reabilitação da Serra da Freita e o CRE.Porto.  Colabora o ICNF. As árvores (todas nativas) são fornecidas pelo Programa Floresta Comum e pelo Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa – Porto e pela Área Metropolitana do Porto.