Para aprendermos mais sobre as árvores existem várias opções e ferramentas disponíveis. Estas ajudam-nos a conhecer o aspeto, o formato das sementes, a cor das flores e ainda que tipo de animais que nelas habitam e do que se alimentam. Muitas vezes conseguimos tudo isto sem sairmos de casa ou da escola, basta termos um bom guia de campo ou dominarmos uma plataforma na internet.

No entanto, quando estamos sentados ao lado de uma árvore e podemos contemplar o seu porte, olhar com atenção para a sua folha e cheirar as suas flores, a experiência torna-se muito mais enriquecedora e seguramente permanece na memória durante muito mais tempo.

Desta forma, em fevereiro passado, os alunos de 4º ano da Professora Luisa Antunes da EB da Lomba, Porto, saíram da sala e tiveram direito a uma aula bem diferente sobre árvores nativas, ao vivo e a cores, no Parque do Covelo. O Luís Monteiro, monitor deste Centro de Educação Ambiental do Porto,  fez as honras e cedo começou a percorrer os diferentes espaços do Parque com os pequenos. O ar contemplativo de muitos foi evidente pois o facto de puderem estar lado a lado com grandes carvalhos (Quercus robur), como o da história que ouviram, sobreiros (Quercus suber), bordos (Acer pseudoplatanus), Amieiros (Alnus glutinosa), entre outros, tornou a visita ainda mais empolgante.

No final da sessão foi a vez de lar lugar à criatividade e de puxar pela memória: os alunos desenharam tudo o que viram no Parque do Covelo e muito do que ouviram durante a história do “Grande Carvalho” e, em alguns casos, não escapou nenhum detalhe, nem as cores das aves que viviam no carvalho, nem o seu nome. Bom trabalho!

Vejam os trabalhos AQUI 🙂

FOTOS |Créditos: ©2017LuisaAntunes

Rede de Escolas do FUTURO é uma iniciativa do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, um projeto desenvolvido pela Universidade Católica Portuguesa e Área Metropolitana do Porto no âmbito CRE.Porto – Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto. O objetivo do Programa de Mentores da Rede de Escolas do FUTURO é o de garantir apoio às Escolas através do estabelecimento de laços entre os docentes coordenadores e especialistas em diversas áreas de intervenção, que colaboram graciosamente. Conheça as entidades e pessoas envolvidas no projeto