A Escola Secundária Abel Salazar, Matosinhos, conta já com uma longa história de envolvimento em projetos nas mais diversas áreas, especialmente no que toca à educação ambiental e cidadania, tendo já arrecadado várias distinções e prémios. Os projetos trabalhados são vários, nacionais e internacionais, pelo que é com muito orgulho que, pelo segundo ano, contamos com o contributo desta escola na Rede de Escolas do FUTURO.

No ano letivo anterior (2015/16) esta escola convidou toda a comunidade escolar a participar na sementeira e ainda antes do inicio do verão tinham já produzido 143 plantas, entre medronheiros (Arbutus unedo), carvalho alvarinho (Quercus robur) e Carvalho negral (Quercus pyrenaica). Recentemente, algumas destas árvores foram instaladas no seu local definitivo numa das parcelas de plantação do FUTURO em Matosinhos – Parque da Ciência. Desta forma, parte do ciclo fechou-se e as plantas nascidas e cuidadas em Matosinhos, pelas mãos dedicadas destes alunos, estão agora a crescer para criar um bosque dentro do próprio município.  Em 2016/17 a Abel Salazar continua a explorar o seu viveiro e voltou a receber do FUTURO sementes de três espécies nativas, desta vez a  murta (Myrtus communis), o jasmineiro-do-monte (Jasminum fruticans) e o  sobreiro (Quercus suber). No dia 7 de março, mais uma vez, toda a escola foi convidada a participar na sementeira, desde os alunos a Professores e Auxiliares da ação educativa. O dia de sol ajudou aos trabalhos e estes foram rapidamente concluídos com sucesso.  Para continuar a seguir os trabalhos desta escola, fica o convite para espreitar o seu blogue AQUI.

Bom trabalho! Ficamos a aguardar ansiosamente pelas primeiras plântulas 🙂

Rede de Escolas do FUTURO é uma iniciativa do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, um projeto desenvolvido pela Universidade Católica Portuguesa e Área Metropolitana do Porto no âmbito CRE.Porto – Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto. O objetivo do Programa de Mentores da Rede de Escolas do FUTURO é o de garantir apoio às Escolas através do estabelecimento de laços entre os docentes coordenadores e especialistas em diversas áreas de intervenção, que colaboram graciosamente. Conheça as entidades e pessoas envolvidas no projeto

 

Guardar