E a semente foi lançada… no âmbito da participação do AE Coronado e Castro (Trofa) na Rede de Escolas do FUTURO. Após ter (2015/16) promovido uma ação de plantação nos espaços verdes da escola, em 2017 este grupo decidiu continuar a contribuir para o FUTURO através da produção de plantas nativas em viveiro próprio. Toda a comunidade escolar foi convidada a participar e professores, alunos, auxiliares da ação educativa e encarregados de educação juntaram esforços na recolha e preparação dos pacotes de leite que iriam acolher as sementes de murta (Myrtus communis), jasmineiro do monte (Jasminum fruticans), sobreiro (Quercus suber) e ainda loureiro (Laurus nobilis). Este trabalho de equipa foi muito importante durante todas as fases da instalação do viveiro, desde a preparação e montagem das paletes, à limpeza e desinfeção dos pacotes, à fase da sementeira. Felizmente, reinou sempre a boa disposição.

Todos aguardam agora o despontar das primeiras plântulas para serem “apreciadas, desenhas e acariciadas…”. Pelas palavras do Professor Eleutério Silva: “não se esqueçam que o viveiro é de todos! E pode ser explorado de várias formas, servindo de modelo para o desenho, fotografia, determinação de áreas e volumes, características das espécies plantadas e até onde a vossa imaginação nos levar…”.

Excelente trabalho!

Para os mais curiosos, podem seguir os trabalhos desta escola através da sua página AQUI.

Bom trabalho!

FOTOS

Créditos: ©2017EleutérioSilva

Rede de Escolas do FUTURO é uma iniciativa do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, um projeto desenvolvido pela Universidade Católica Portuguesa e Área Metropolitana do Porto no âmbito CRE.Porto – Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto. O objetivo do Programa de Mentores da Rede de Escolas do FUTURO é o de garantir apoio às Escolas através do estabelecimento de laços entre os docentes coordenadores e especialistas em diversas áreas de intervenção, que colaboram graciosamente. Conheça as entidades e pessoas envolvidas no projeto

 

Guardar

Guardar

Guardar