A Escola Secundária de Campo (Valongo) integra a Rede de Escolas do FUTURO  desde 2015/16. Este ano aceitou de novo o desafio de subir a Serra e no passado 17 de fevereiro os alunos do curso vocacional do 3º ciclo participaram em mais uma ação de plantação, acompanhados pelo Professor Jorge Castro, a equipa de Sapadores Florestais e ainda pela bióloga Raquel Viterbo (Câmara Municipal de Valongo) que fez uma importante apresentação das espécies que iam ser instaladas, bem como referiu a importância do contributo de cada um para a reconversão da Serra numa floresta nativa.

O local de plantação escolhido para este ano foi na Rua de S. Sabino, próximo do parque de lazer das Capelas e contou com a participação de 18 alunos. Os objetivos foram cumpridos de forma exemplar, pois no final da manhã tinham sido colocados 100 protetores, que irão garantir a sinalização e proteção das plantas já instaladas no terreno e foram plantadas 65 novas árvores e arbustos de diferentes espécies autóctones, entre eles pinheiro-manso (Pinus pinea), carvalho alvarinho (Quercus robur), medronheiro (Arbutus unedo), cipreste (Cupressus sempervirens) e buxo (Buxus sempervirens).

É ainda importante salientar que algumas das plantas que foram instaladas na Serra vieram da própria escola (foram produzidas no Viveiro do FUTURO instalado na escola) e, como tal, são orgulhosamente rotuladas de “made in Valongo”. Desta forma podemos afirmar que a Secundária do Campo tem contribuído duplamente para a reflorestação desta importante área inserida na Rede Natura 2000.

Texto adaptado do Professor Jorge Castro

Bom trabalho!

FOTOS| Créditos: ©2017JorgeCastro

Rede de Escolas do FUTURO é uma iniciativa do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, um projeto desenvolvido pela Universidade Católica Portuguesa e Área Metropolitana do Porto no âmbito CRE.Porto – Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto. O objetivo do Programa de Mentores da Rede de Escolas do FUTURO é o de garantir apoio às Escolas através do estabelecimento de laços entre os docentes coordenadores e especialistas em diversas áreas de intervenção, que colaboram graciosamente. Conheça as entidades e pessoas envolvidas no projeto