A Escola Básica de Recarei, em Paredes, lançou o convite e na manhã de 28 de janeiro, com a colaboração de pais e alunos, foi instalado o seu viveiro de plantas nativas. Como diz a Professora Margarida Rodrigues, líder deste projeto, o trabalho coube a “16 pares de mãos pequenas e 19 pares de mãos grandes”.

A primeira fase do trabalho da criação do viveiro foi planeada em conjunto com a Mentora da Rede de Escolas do FUTURO, Mariana Cruz. Os alunos, em contexto de sala de aula, desenharam o viveiro do seu imaginário. Os trabalhos são magníficos e mostram a enorme capacidade de sonhar das crianças. Vale a pena ver. Dias antes da sementeira, a Câmara Municipal de Paredes fez chegar à EB de Recarei as sementes e o substrato que o FUTURO ofereceu às escolas que optaram por instalar o seu viveiro escolar. Estava portanto tudo a postos na escola.

Na véspera da sementeira, e de acordo com o protocolo, as sementes de sobreiro (Quercus suber) foram colocadas em água para garantir uma boa hidratação.

No próprio dia os trabalhos começaram sem demora. Foi cortar e furar os pacotes, criar as placas de identificação das espécies, criar o suporte do viveiro com as paletes, encher os pacotes com substrato e colocar as sementes. A sementeira começou pelas sementes de sobreiro. De seguida foram semeadas as de jasmineiro-do-monte (Jasminum fruticans) e finalmente as de murta (Myrtus communis). Estas duas últimas deram muito trabalho: as sementes são leves e pequenas e o vento achava estar a ‘ajudar’ mas felizmente as mãos pequeninas foram muito eficientes e todas foram para a terra.

Mas não se pense que a manhã foi só trabalho. Houve ainda tempo para corridas e para cantar os parabéns a uma menina que fazia anos.

Terminada a sementeira, segue-se agora a monitorização e o registo e manutenção, para garantir que se consegue atingir o objetivo. Além disso, agora que o viveiro está completo, os alunos irão desenhar o viveiro real para seguidamente ser feita uma comparação e uma análise em relação aos viveiros do seu imaginário! Para acompanhar todo o trabalho é só seguir o blogue da EB de Recarei AQUI.

(Texto elaborado com base em dados remetidos pela Professora Margarida e pela Mentora, Mariana)

Bom trabalho!

FOTOS Créditos: ©2017MargaridaRodrigues e ©2017MarianaCruz

 Rede de Escolas do FUTURO é uma iniciativa do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, um projeto desenvolvido pela Universidade Católica Portuguesa e Área Metropolitana do Porto no âmbito CRE.Porto – Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto. O objetivo do Programa de Mentores da Rede de Escolas do FUTURO é o de garantir apoio às Escolas através do estabelecimento de laços entre os docentes coordenadores e especialistas em diversas áreas de intervenção, que colaboram graciosamente. Conheça as entidades e pessoas envolvidas no projeto