A Ana Rosa é uma aluna da Escola Secundária Soares Basto, que este ano letivo faz parte da Rede de Escolas do FUTURO.  A sua infância foi passada em Loureiro, onde no pátio da escola de ensino básico de destaca um magnífico sobreiro (Quercus suber) com cerca de 300 anos de idade. Este sobreiro, diz a Ana Rosa, não deixa ninguém indiferente (mesmo os mais distraídos) e marcou a infância de todas as crianças que por ali passaram.

No âmbito da inscrição da sua escola na modalidade de promoção do património arbóreo local, no passado mês de janeiro a Ana Rosa e os restantes colegas de 11º e 8º ano, contaram com a presença da Mentora do FUTURO, Raquel Lopes, para uma conversa sobre Árvores Monumentais, aliás, área na qual a Raquel está a realizar o seu doutoramento na Universidade de Aveiro.

Nesta sessão, além dos alunos e docentes, a curiosidade convidou também à participação de técnicos Oliveira de Azeméis que tornaram a plateia ainda mais diversa.

O sobreiro da infância de Ana foi, para seu espanto e orgulho, alvo de atenção e referência nesta conversa com a Raquel, que foi, segundo a Ana muito animada e participada. Este sobreiro foi reconhecido como Árvore Monumental pelo ICNF em 2010 e continua felizmente vivo no pátio da escola. Mas, e como referiu a Raquel, nem todas as árvores antigas têm a mesma sorte.

Pode ler o resumo integral da sessão elaborado pela Ana Rosa AQUI.

O grupo da Escola Secundária Soares Basto, no dia seguinte a esta palestra, também esteve no terreno, na nova área do FUTURO em Nogueira do Cravo (Oliveira de Azeméis), conhecida por Mina do Pintor, para dar o seu contributo para a reconversão da área em floresta nativa.

Bom trabalho 🙂

FOTOS | Créditos: ©2017ClementinaFernandes

 Rede de Escolas do FUTURO é uma iniciativa do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, um projeto desenvolvido pela Universidade Católica Portuguesa e Área Metropolitana do Porto no âmbito CRE.Porto – Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto. O objetivo do Programa de Mentores da Rede de Escolas do FUTURO é o de garantir apoio às Escolas através do estabelecimento de laços entre os docentes coordenadores e especialistas em diversas áreas de intervenção, que colaboram graciosamente. Conheça as entidades e pessoas envolvidas no projeto.