2A Escola Básica D. Pedro I, em Vila Nova de Gaia, integrou a Rede de Escolas do FUTURO com o objetivo de melhorar os espaços verdes através da plantação de espécies autóctones. A escola já possui espaços verdes, alguns preenchidos com árvores e arbustos de várias espécies, mas ainda havia espaço livre, a melhorar. Ai foram plantadas as árvores fornecidas pelo  FUTURO. O objetivo desta escola foi, não só tornar o espaço exterior da escola mais agradável e bem tratado, como contribuir para a preservação do meio ambiente e proporcionar novas aprendizagens aos alunos. O local para a plantação foi aconselhado pelo jardineiro da escola e pela professora da disciplina de Jardinagem do Curso Vocacional. Os alunos da Educação Especial colaboraram na plantação e são agora os zeladores das pequenas árvores. Infelizmente nem todas vingaram mas dois medronheiros crescem agora visivelmente felizes nos jardins da EB D. Pedro I.

 

Texto adaptado do original da Professora Maria Isabel Tudela, responsável pela participação na Rede de Escolas do FUTURO.

Parabéns a tod@s! FOTOS | Créditos: @2016|MariaTudela

A Rede de Escolas do FUTURO é uma iniciativa do CRE.Porto no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. É promovida pela Área Metropolitana do Porto e Universidade Católica Portuguesa, sendo apoiada pela Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Tratamento de Resíduos do Grande Porto e EDP Gás. Colabora o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e os Municípios de Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia.