IMG_5444Na manhã de 1 de março deslocou-se à parcela da Serra das Flores mais uma turma de meninos da EB de Jancido,  desta vez a turma de 2º ano, que adotou esta área no âmbito da sua inscrição na Rede de Escolas do FUTURO e que já tinha plantado connosco no passado 23 de fevereiro. Cheios de entusiasmo, os 17 pequenos plantadores aprenderam um pouco mais sobre as espécies nativas e fizeram um excelente trabalho. Uns aguardavam orientações e ajuda dos sapadores – “eu não tenho muita força, tenho que esperar que um dos senhores sapadores que me ajude” – já outros, mais minuciosos, autónomos e perfeccionistas preferiram fazer o trabalho sozinhos “este castanheiro foi plantado só por nós os dois” comentou um dos alunos. No final da manhã e já pedindo o descanso merecido, os tabuleiros vazios foram arrumados, contados e para surpresa de todos conseguiu-se atingir a meta definida para esta parte do dia, 80 novos castanheiros ficaram instalados nesta parcela em Gondomar, onde até o Batman deu uma preciosa ajuda!

Após o almoço, o autocarro do Município de Gondomar regressou à EB de Jancido para transportar mais 20 alunos, uma professora e duas auxiliares. A parcela foi a mesma e o objetivo foi novamente plantar castanheiros. Apesar de este grupo ser dos mais novinhos não foi por isso que o trabalho correu pior, bem pelo contrário! Com uma linda e quente tarde de sol as árvores foram desaparecendo dos tabuleiros e foram começando a preencher as covas e não faltou animação! Até a água da chuva que restava nas pequenas poças serviu para “dar de beber a algumas árvores”. No final da tarde mais 80 castanheiros plantados com ajuda preciosa de  quatro incansáveis sapadores florestais, da técnica Engª Iva Ferreira e da Engª Helena Barbosa da Portucalea.

A tod@s muitos parabéns! FOTOS | Créditos: ©2016CRE.Porto|ampereira

A Rede de Escolas do FUTURO é uma iniciativa do CRE.Porto no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. É promovida pela Área Metropolitana do Porto e Universidade Católica Portuguesa, sendo apoiada pela Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Tratamento de Resíduos do Grande Porto e EDP Gás. Colabora o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e os Municípios de Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia.