IMG_5054No dia 23 de fevereiro duas turmas da EB do Jancido, Gondomar, saíram da escola para cumprir com as atividades de plantação previstas na adoção de uma área do FUTURO (Modalidade 1 da Rede de Escolas do FUTURO). Durante a manhã, que começou com um lanche para ganhar forças, os 22 meninos e meninas de 2º ano tomaram conta de uma área em Covelo, para a tarefa de plantação e retancha com Carvalhos-alvarinho (Quercus robur) e Freixos (Fraxinus angustifolia). Ainda durante o piquenique aproveitamos para falar da importância das florestas e das árvores nativas e sem dúvida que a lição foi bem aprendida, pois houve muito dedos no ar com vontade de responder acertadamente às questões que iam surgindo. “As árvores são importantes para a Natureza e para a cidade de Gondomar ficar mais bonita”! Para cumprir a promessa de “tornar Gondomar mais verde e bonito” como disse o Renato, rapidamente se distribuiu o material (sachos e luvas) e cada grupo de três a quatro meninos ficou com um adulto, que os ajudava nos trabalhos. Sem dúvida que os quatro sapadores florestais foram as estrelas para os mais novos, graças a toda a sua experiência, paciência e simpatia! “O Sr.Eduardo ajudou-nos a plantar as nossas árvores e demos nomes a todas, o Girandola, a Tortiça, Lili e Florido…”. Apesar de terem apenas entre sete e oito anos este grupo mostrou que os plantadores não se medem aos palmos e no final da manhã tinha-se cumprido a meta: 250 novas árvores para esta área!

No inicio da tarde, os trabalhos continuaram e desta vez foi a turma de 4º ano, com 15 alunos, que subiu até à Serra da Flores, mais propriamente à parcela da Sorte da Leiras. Durante a ação de sensibilização e demonstração de plantação feita conjuntamente com a Engª Iva Rodrigues do Município de Gondomar e a Engª Helena Barbosa da Portucalea, um dos alunos afirmou convictamente que “eu já plantei várias árvores e sei que é preciso ter cuidado enquanto plantamos, se não a árvore morre e assim não vale a pena!”. A plantação começou rapidamente e mais uma vez o papel dos sapadores enquanto orientadores dos trabalhos foi fundamental. No final da tarde, foram plantados 160 Castanheiros (Castanea sativa) que vão ajudar a tornar esta serra numa “floresta portuguesa, que é bem mais bonita do que a que está cheia de eucaliptos!”.

Parabéns a tod@s! FOTOS | Créditos: ©2016|CRE.Porto|ampereira

 

A Rede de Escolas do FUTURO é uma iniciativa do CRE.Porto no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. É promovida pela Área Metropolitana do Porto e Universidade Católica Portuguesa, sendo apoiada pela Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Tratamento de Resíduos do Grande Porto e EDP Gás. Colabora o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e os Municípios de Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia.