anexo6Na EB2/3 de S.João da Madeira os trabalhos de preparação do viveiro do FUTURO começaram cedo, com a recolha dos pacotes de leite e o seu armazenamento. Findo esse trabalho, foi necessário preparar a área de terreno, na escola, onde iriam ficar todos os contentores. Assim sendo, os 74 alunos dedicados a este projeto, trataram de forrar com uma cobertura colorida três paletes de madeira, para que os pacotes ficassem sobre elevados. Cada cor representava uma espécie, o azul para o Carvalho-alvarinho (Quercus robur), o verde para o Carvalho-negral (Quercus pyrenaica) e o amarelo para o Medronheiro (Arbutus unedo).

Na véspera da sementeira, as sementes foram hidratadas e todos os alunos prestaram muita atenção às sementes que boiavam para serem descartadas!

Depois de terem todos ao pacotes cheios, as 484 sementes foram colocadas na terra. Relativamente à rega, a “amiga chuva” encarregou-se de substituir os pequenos semeadores nesta tarefa. Para cada espécie, foram ainda concebidas placas de madeira com fotografias e características de cada, bem como o espaço do quintal da escola ganhou um belo painel que o identifica como o “viveiro do FUTURO”.

Parabéns a tod@s! FOTOS | Créditos: ©2016|CarlaOliveira

 

A Rede de Escolas do FUTURO é uma iniciativa do CRE.Porto no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. É promovida pela Área Metropolitana do Porto e Universidade Católica Portuguesa, sendo apoiada pela Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Tratamento de Resíduos do Grande Porto e EDP Gás. Colabora o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e os Municípios de Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia.