8A Escola Básica Dr. Flávio Gonçalves, Póvoa de Varzim, inscrita na modalidade da valorização do espaço verde escolar da Rede de Escolas do FUTURO, elaborou a sua candidatura com o objetivo de renovar o seu espaço verde. O acolhimento adequado das 61 novas árvores – Carvalhos-alvarinho (Quercus robur), Pinheiros-manso (Pinus pinea), Bétulas (Betula pubescens), Lodão bastardo (Celtis australis), Sobreiros (Quercus suber),  e Pilriteiros (Crataegus monogyna) – exigiu um grande labor de equipa! Tudo foi pensado ao pormenor!

Os trabalhos iniciaram-se com os professores de Ciências Naturais, que trabalharam atividades de reconhecimento e investigação das espécies nas turmas de 5ºano. Ainda antes da plantação, todas as turmas puderam aprender a plantar uma árvore com a ajuda do vídeo “como (bem) plantar uma árvore em cinco passos simples. Cada turma pode plantar a sua árvore e após a plantação foram colocadas placas junto de cada árvore com o nome comum, cientifico, a turma e o dia da plantação.

Mas as atividades de valorização do espaço escolar não passaram só pela plantação de novas árvores, e a escola aproveitou a iniciativa para dar inicio à inventariação e criação de um portefólio com todas as espécies de flora presentes na escola, que neste momento são já 27 espécies! Para criar as placas identificativas para todas estas espécies, entram em ação os professores de educação visual e tecnológica.

O município da Póvoa de Varzim foi uma presença essencial na execução deste projeto, principalmente na limpeza, preparação e colocação de vedações de proteção nas árvores e nas áreas a intervencionar. Segundo as Professoras Paula Quintas e Luisa Garcia: “tem sido pedida a colaboração de todos no sentido de sensibilizar os alunos para a importância da manutenção e preservação do espaço verde escolar, que poderá ser utilizado para estudar a biodiversidade – associar zoologia e botânica in loco – e a ajudar os alunos a entender o papel das plantas no ambiente e o nosso papel nessa relação, contribuindo para a educação ambiental. “Os jovens de hoje serão os decisores de amanhã, deles dependerá a presença ou a escassez do verde nas cidades.”

Parabéns a tod@s! FOTOS | Créditos: ©2016|PaulaQuintas

 

A Rede de Escolas do FUTURO é uma iniciativa do CRE.Porto no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. É promovida pela Área Metropolitana do Porto e Universidade Católica Portuguesa, sendo apoiada pela Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Tratamento de Resíduos do Grande Porto e EDP Gás. Colabora o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e os Municípios de Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia.