_DSC5152No ano 2016 a meta do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto – é plantar 25.000 novas árvores nativas na região. Esta ambiciosa meta só será exequível porque contamos com a Fundação Yves Rocher como mecenas do FUTURO, ao abrigo do seu programa ‘Plantons pour la Planète’.

Esta virtuosa parceria permitirá ao FUTURO apostar na preparação de terrenos, essencial para inclusão de novas áreas de intervenção onde é necessário o abate de eucaliptos, o controlo de plantas invasoras e o corte seletivo de matos, bem como na aquisição de tutores e protetores individuais para as plantas.

Os trabalhos estão já em velocidade de cruzeiro: as equipas de operacionais estão a preparar os terrenos, as ações de plantação já começaram e temos uma intensa agenda de atividades abertas aos cidadãos da região.

As 25.000 árvores a plantar em 2016 pelo FUTURO juntam-se às 63.571 já instaladas em anos anteriores com a colaboração de dezenas de entidades públicas e privadas, mais de 200 operacionais e técnicos e cerca de 10.000 participações voluntárias de cidadãos da região que dedicaram mais de 30.000 horas de trabalho.

O FUTURO recebeu em 2013 o Prémio Terre de Femmes (Portugal), promovido pela Fundação Yves Rocher. Desde então a Fundação tem acompanhado o projeto, reconhecendo o seu papel no aumento da resiliência da região e no envolvimento da comunidade.

O FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto – é um esforço planeado e coordenado de várias organizações e cidadãos com o objetivo de criar e manter florestas urbanas nativas na região, que precisa de enriquecer a sua biodiversidade, sequestrar carbono, melhorar a qualidade do ar, proteger os seus solos e contribuir para uma melhor qualidade de vida das pessoas. Por isso resume-se numa palavra – FUTURO. Porque não existe futuro sem árvores. O projeto é desenvolvido no âmbito do Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto (CRE.Porto), sendo liderado pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto.

No âmbito do seu programa ‘Plantons pour la Planète’, a Fundação Yves Rocher, que acredita que as árvores sustentam a terra e as pessoas que as plantam, tem como meta apoiar a plantação de 100 milhões de árvores até 2020, metade das quais já foram plantadas nos quatro cantos do mundo desde 2007.