No dia 19 de novembro iniciamos a Sementeira de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO no Viveiro Municipal do Porto. Os trabalhos ainda estão em curso mas já temos vários milhares de sementes na terra! Estamos a semear medronheiros, tramazeiras, zelhas, sobreiros, carvalhos-alvarinhos, cerejeiras, azereiros e outras espécies nativas. As cerca de 10.000 plantas esperadas irão ser plantadas em vários municipios do território metropolitano a partir da época de plantação 2015/2016.

Esta nova iniciativa do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto – conta com a colaboração da Câmara Municipal do Porto,  que cede as suas instalações e recursos,do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, que apoia com conhecimento técnico específico sobre sementeira de espécies florestais autóctones (merece um agradecimento especial o Engº Luís Côrte-Real),  a Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Tratamento de Resíduos da Região Porto, que cedeu a esta iniciativa
3,5 toneladas de composto Nutrimais, a Área Metropolitana do Porto, parceiro principal do projeto, e a CCDR-N que reconheceu o mérito da iniciativa com o cofinanciamento através do programa ON.2. A iniciativa é promovida pela Universidade Católica Portuguesa, no contexto do CRE.Porto.

OBRIGADA a todos! 

Espreite as fotos dos trabalhos de sementeira no dia 19 de novembro e da sessão com todos os parceiros no 21 de novembro.

Notícia e filme sobre a iniciativa no site www.porto.pt
Notícia no site da CCDR-N