Pelo menos essa é a nossa esperança. E como o objetivo das Rotas das Árvores e da Floresta é que cada vez mais pessoas se apaixonem pelas árvores, no dia 11 de abril organizamos três visitas para conhecer verdadeiros amantes destes seres fabulosos. O primeiro encontramo-lo no Parque com o seu nome, em S. João da Madeira, imortalizado em busto mas acima de tudo nas palavras com que descreveu a floresta amazónica no livro “A Selva”. Trata-se de Ferreira de Castro (1898-1974), nome maior da nossa literatura, nascido aqui bem ao pé, em Oliveira de Azeméis. Tivemos o privilégio de ouvir as suas palavras declamadas por Cátia Lemos, acompanhadas por música e uma alameda de tulipeiros, descobrindo que em tempos este imenso Adamastor verde a tudo dominava, resistindo ao esforço humano (“Não era o segundo reino, era o primeiro em força e categoria”). Guiados pela responsável pelo Ambiente em S. João da Madeira (Vera Neves) ficamos a conhecer o Parque e a sua história.


Seguimos então com o grupo de 51 participantes para conhecer o casal Ovídeo Tábuas e Maria Adelaide Gonçalves, que também estiveram na Amazónia e trouxeram de lá a inspiração para, em apenas 2 anos e com as próprias mãos, construírem um fabuloso “ninho” num carvalho centenário, na companhia de uma tília e de outros ninhos como o de pombo bravo. Qualquer coisa como 80 m2 com tudo incluído (até chuveiro de hidromassagem!). Foi ainda a oportunidade para ficar a conhecer melhor esta árvore maior da nossa flora e treinar assobios com bolotas, numa arte dominada por outro grande apaixonado pelas árvores que nos acompanhou, Luis Côrte-Real, do ICNF.

A terceira visita, já em Oliveira de Azeméis, foi para conhecer Paulo Neves, ser mágico que dá uma segunda vida às árvores mortas, transformando-as em obras de arte. Com respeito por nós e anéis, os gigantes troncos podem ganhar um rosto humano mas nunca perdem a sua memória primitiva. Das mãos do aclamado escultor, e como a fome já se fazia sentir, seguimos para outra obra de arte, desta vez dos mestres padeiros de Ul e Osselas – que maravilhosas regueifas e broas! muito obrigado CM Oliveira de Azeméis, na pessoa do seu vereador Isidro Figueiredo e responsável de ambiente Ândrea Ferreira, que nos acompanharam.

Será que a nossa estratégia de contágio funcionou? Fomos até ao Parque do Cercal, com o seu inspirado e ecológico pólo da Universidade de Aveiro, para dar a conhecer um antigo carvalho americano e as centenas de sobreiros plantados no projeto FUTURO. A fila para abraçar a árvore demonstrou sem sombra de dúvidas: somos todos amantes de árvores!

Como o tema da tarde era as árvores enquanto musas inspiradoras da criação artística, deixamos aqui as deliciosas palavras de outro escritor, Eça de Queiróz, justamente sobre um carvalho, cuja família inspirou Platão e acabou transformado… em forca. Leia aqui.

FOTOS  Créditos das fotografias: ©2015CRE.Porto (e mais FOTOS)

Esta atividade foi desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, organizada pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Câmara Municipal de S. João da Madeira e CRE.Porto, com o apoio do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas. É cofinanciada pelo ON.2