Árvores que inspiram livros e esculturas. Visitar um ninho de Amor nas copas de um carvalho com mais de 200 anos. Ouvir textos de Ferreira de Castro, escritor que viveu na Amazónia. Conversar com Paulo Neves, escultor reconhecido que nos vai revelar a sua relação com a floresta. Abraçar um carvalho que entrou para a universidade. E ainda… construir um assobio com uma bolota.


Este é o desafio para o dia 11 de abril (sábado, 14h00-20h00), integrado nas Rotas das Árvores e Florestas na Área Metropolitana do Porto. Inscrições já abertas, gratuitas e limitadas. Transporte assegurado a partir do Porto.


As árvores e as florestas enquanto musas inspiradoras da criação artística. Vamos começar por espreitar o universo de Ferreira de Castro (1898-1974), escritor nascido em Oliveira de de Azeméis e considerado um dos maiores vultos de sempre da literatura portuguesa. No Parque com o seu nome, em São João da Madeira, vamos ouvir excertos da sua obra mais famosa, “A Selva“, escrita em 1930 e que retrata o período da sua vida em plena floresta amazónica. A música também estará presente. Vamos ainda conhecer uma Casa na Árvore, instalação lúdica igualmente inspirada pela amazónia. E como assobiar também é uma arte, vamos descobrir que as árvores (bolotas) nos podem ajudar.
Já em Oliveira de Azeméis iremos visitar o atelier e “O Mato” para conhecer a obra e conversar com Paulo Neves, um dos nomes mais conhecidos da escultura portuguesa contemporânea, que busca a sua inspiração nas árvores.
Antes do regresso iremos visitar o Parque do Cercal, que está a nascer com a ajuda do FUTURO e que integra um pólo da Universidade de Aveiro. A arquitetura é sustentável e arrebatadora, com o edifício suspenso ao nível das copas das árvores.

Detalhes & inscrições. (Após a sua inscrição enviaremos recomendações, indicação do ponto de encontro e outras informações úteis para o seu e-mail)

Esta atividade foi desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, organizada pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Câmara Municipal de S. João da Madeira e CRE.Porto, com o apoio do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas. É cofinanciada pelo ON.2.