A semana dedicada às espécies invasoras em Portugal e Espanha acontece de 13 a 21 de maio e o Município de Gondomar irá dinamizar duas ações de controlo dedicadas à sanguinária-do-Japão e erva-da-fortuna, em Foz do Sousa.

Na área envolvente ao rio Sousa, ao longo do percurso PR1 GDM Linha de Midões e Moinhos de Jancido, freguesia Foz do Sousa, desenvolvem-se esforços no sentido de promover e estabelecer um bosque autóctone, valorizando a biodiversidade local e a paisagem. Uma das grandes barreiras à promoção de floresta autóctone são as plantas invasoras, sendo fundamental o seu controlo para assegurar o restauro ecológico das áreas e das linhas de água. Conciliando a necessidade de agir sobre as espécies de plantas invasoras nas margens do rio Sousa e no âmbito da semana sobre as invasões biológicas, que pretende envolver o cidadão para a deteção e mitigação dos seus impactos, surge a motivação para duas ações de controlo, abertas à comunidade.

  • Na tarde do dia 16 de maio, a espécie-alvo é a sanguinária-do-Japão (Fallopia japonica), planta com crescimento vigoroso que impede o desenvolvimento de outras espécies e provoca danos significativos em infraestruturas (ex. estradas).
  • Na manhã de 18 de maio, a meta será o arranque dos tapetes contínuos criados pela rastejante erva-da-fortuna (Tradescantia fluminensis).

Junte-se ao movimento de sensibilização-ação das espécies invasoras e ajude a proteger os bosques nativos. Participe! 😊

Inscrição obrigatória aqui (Após a sua inscrição confirmada, enviaremos recomendações, coordenadas geográficas exatas e outras informações úteis para o seu e-mail.) O transporte é da responsabilidade do voluntário. De modo a salvaguardar o devido acompanhamento, o número de participantes será limitado.

As ações estão integradas na Semana sobre as Espécies Invasoras 2023, desenvolvidas no âmbito do projeto FUTURO, são organizadas pela Câmara Municipal de Gondomar e o CRE.Porto, com a colaboração dos Moinhos de Jancido e APRISOF. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto.