Uma Quinta de Nasoni que dirige a Agricultura do Norte. Árvores que dão fruta e alimentam a esperança. E ainda… conhecer a nova Quinta Agrícola de Matosinhos e aprender a transformar bolotas em iguarias.

Este é o desafio para o dia 8 de maio (sexta, 14h00-19h00), integrado nas Rotas das Árvores e Florestas na Área Metropolitana do Porto. Inscrições já abertas, gratuitas e limitadas. Transporte assegurado a partir do Porto.

A Quinta de São Gens é muito conhecida… por fora. Ou não ficasse junto da Circunvalação, bem perto do Norteshopping. Chegou a hora de a conhecermos por dentro. Vamos descobrir um verdadeiro oásis na cidade, cerca de 7 ha intensamente arborizados e repletos de esculturas e outros tesouros, obra de Nicolau Nasoni no século XVIII. Destaca-se um conjunto de quatro estátuas intituladas “Primavera”, “Estio”, “Outono” e “Inverno”, a lembrar-nos a importância das Árvores a marcar o ritmo das estações – depois da época dos diospiros e das castanhas, seguem-se os frutos secos e as romãs, as laranjas e tangerinas; com as andorinhas chegam nêsperas e cerejas e com o calor a explosão de sabores com ameixas e figos a pingar mel.

Esta Quinta foi adquirida pelo Estado em 1928 para instalação da Estação Agrária do Douro Litoral e é hoje a sede da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte. Será por isso uma oportunidade também para conhecermos a importância das Árvores na nossa Agricultura.

De seguida rumaremos a Santa Cruz do Bispo, para conhecer a Quinta Agrícola de Matosinhos, um novo espaço de lazer, educação ambiental e produção de árvores para todos os espaços públicos de Matosinhos. Vamos aprender com as Vergadas Aromáticas como transformar bolotas em maravilhosas bolachas, uma arte que está a renascer (sim, as bolotas são autênticas pérolas para porcos). Não se esqueça do avental porque vamos pôr a mão na massa!

Seguiremos então uma alameda de árvores monumentais para chegar ao Monte de S. Brás, onde vamos conhecer carvalhos, plátanos, pinheiros, tílias, liquidambares e cedros; e cumprimentar um sobreiro especial e, claro, o Homem da Maça.

Do miradouro junto da capela de São Sebastião vamos avistar o vale do Leça e os campos agrícolas da Quinta de Santa Cruz do Bispo, outrora residência de verão do bispo do Porto e atualmente um estabelecimento prisional. Um pretexto para discutir como a Natureza pode ser veículo de reabilitação, moldada por mãos de homens que, mais do que reclusos, são agricultores – criam novos e mais saudáveis laços entre si e com aquilo que os rodeia. Desta quinta, e para além da madeira, do leite e das hortícolas, saem hoje tangerinas, diospiros, maçãs, kiwis e maravilhosas laranjas. E homens renovados com a ajuda das Árvores.

Detalhes & inscrições. (Após a sua inscrição enviaremos recomendações, indicação do ponto de encontro e outras informações úteis para o seu e-mail).

Esta atividade desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, é organizada pela Câmara Municipal de Matosinhos e pelo CRE.Porto, com o apoio da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, do Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo e das Vergadas Aromáticas. É cofinanciada pelo ON.2.