No último sábado, dia 13 de Abril, a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP) foi palco do IV Encontro da Comunidade NSA. Este evento, organizado pelo CRE.Porto, permitiu reunir cerca de 30 professores e educadores que integram a comunidade educativa do projeto “A Natureza é a melhor Sala de Aula” (NSA), vindos de diferentes municípios da Área Metropolitana do Porto: Matosinhos, Paredes, Porto, Santo Tirso, S. João da Madeira, Trofa, Valongo e Vila Nova de Gaia. Foi uma manhã de muita conexão, convívio, e partilha de conhecimento e experiências!

Este Encontro contemplou formações, palestras e workshops, tendo começado no auditório, passado pelo laboratório e terminado no jardim. A Helena Moreira, coordenadora do projeto NSA, abriu o evento com palavras de agradecimento a todos os professores e educadores que se esforçam diariamente no sentido de proporcionarem aos seus alunos experiências educativas na natureza. Seguiu-se a 4ª sessão NSA em Zoom “Conhecer as Plantas Invasoras”, uma formação de 1 hora dada pela Conceição Almeida, coordenadora do FUTURO – o projeto das 100 mil árvores, do CRE.Porto. Já “mestres” em espécies invasoras, os participantes aproveitaram o momento do coffee-break para conviver e descontrair.

De volta ao auditório, o professor Ângelo Neto, da Escola Básica e Secundária de Paredes, deu a conhecer à restante comunidade NSA os diversos projetos em que a sua escola está envolvida, podendo servir de inspiração também para outros estabelecimentos de ensino. O João Costa, técnico municipal de Paredes falou sobre as potencialidades dos eco-trilhos pedagógicos, incentivando os professores e educadores a estabelecerem eco-trilhos à volta das suas escolas para que os possam explorar com os seus alunos. Para fechar a manhã no auditório, a professora Paula Alves, atualmente gestora de projetos de educação ambiental, falou sobre o poder das árvores contra as alterações climáticas, num momento muito leve e educativo. 

Os participantes seguiram caminho para o laboratório, para se encontrarem com a Irina Moreira, investigadora na Escola Superior de Biotecnologia da UCP, onde se abordou o tema da poluição. Os participantes puderam pôr a mão “nas provetas e nos gobelés” e experienciar fenómenos que, posteriormente, poderão replicar com os seus alunos quando falarem sobre poluição. Para encerrar o Encontro num momento de conexão com a natureza, o Luís Cunha e o Ernesto Gonçalves, coordenadores do Observatório Ambiental de Paços de Ferreira, encaminharam os participantes para o jardim da universidade, onde exploraram o conceito de forest school. Na ausência de uma floresta, os participantes sentaram-se na relva, onde experienciaram a natureza de uma forma única, que muitos não tinham ainda experienciado. Para além da experiência sensorial e emocional, a comunidade NSA leva agora para os seus alunos atividades que despertam as emoções e a conexão com o meu natural. 

Foi uma manhã extremamente enriquecedora para todos os participantes, que adquiriram novos conhecimentos e atividades para implementarem fora da sala de aula com os seus alunos. É gratificante vermos crescer uma comunidade educativa tão inspiradora, que partilha a convicção de que a natureza é a melhor sala de aula!

FOTOS | Créditos: ©2024CRE.Porto.amourao; ©2024CRE.Porto.sferreira

“A Natureza é a melhor Sala de Aula” (NSA) é um projeto educativo promovido pelo CRE.Porto – Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa (UCP) e pela Área Metropolitana do Porto, em colaboração com os Municípios da região e o Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH) da UCP.