Na manhã de 27 de janeiro cerca de 46 Voluntários do FUTURO reuniram-se em Foz do Sousa, Gondomar, para uma ação de plantação em contexto de promoção da floresta nativa da região.

Regressou-se a área de Moinhos de Jancido para continuar a rearborização, com espécies nativas, da área florestal, anteriormente um eucaliptal, porém com uma novidade: iniciar uma nova parcela, adjacente ao bosque nativo que lá se desenvolve desde fevereiro de 2023. Agora a área em reconversão para uma floresta nativa tem mais 8.500 m2, graças o trabalho em parceria, nomeadamente dos Amigos dos Moinhos de Jancido, que trabalham em prol da biodiversidade e mobilizam os proprietários dos terrenos para a valorização ecológica dos seus terrenos.

O grupo de voluntários, composto por famílias e amigos que decidiram passar uma manhã na Natureza, foram alternando entre duas tarefas essenciais para a manhã: plantar na nova parcela e sinalizar com estacas, os locais de plantação, assim como as árvores e arbustos plantados nas outras parcelas.

A Vereadora do Ambiente, Ana Luísa Gomes, juntou-se aos participantes para agradecer o seu contributo fundamental e também auxiliar na plantação. Com céus limpos e sol a raiar, um contraste com a ação anterior, os empenhados voluntários plantaram 212 medronheiros  (Arbutus unedo), que crescerão para desempenhar um papel essencial na recuperação do solo ardido e atrair mais fauna nativa, e colocaram 501 estacas.

A todos os presentes, um agradecimento por agirem por um futuro com floresta nativa! 😊

FOTOS | Créditos: ©2024CRE.Porto.malmeida; ©2024CRE.Porto.amourao

Esta ação, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi organizada pelo Município de Gondomar e o CRE.Porto, em colaboração com Moinhos de Jancido. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto. As árvores e arbustos (todos nativos) são provenientes do programa Floresta Comum e do Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones.