As ações FUTURO estrearam-se em 2024 na manhã de 13 de janeiro, em Foz do Sousa, Gondomar com a primeira ação de plantação que reuniu 25 Voluntários repletos de energia para participarem ativamente no restauro das espécies nativas do nosso território.

Regressámos aos 8,8 hectares de área florestal em reconversão para um bosque nativo, em Jancido, com dois objetivos: realizar a retancha e adensar uma parcela da vasta área intervencionada desde o inverno de 2023. Estas operações foram identificadas na sequência de uma monitorização ao local (novembro 2023) em que se registou e sinalizou a necessidade de substituir algumas plantas que não vingaram, mas também que havia a possibilidade de plantar mais árvores na área existente. Um trabalho importante que permite acompanhar o desenvolvimento das jovens árvores que aqui crescem e determinar as espécies que melhor se adaptam às condições do local. Uma espécie sem dúvida muito robusta e que se encontra a crescer bem é o medronheiro (Arbutus unedo) e foi a espécie escolhida para a plantação nesse dia.

Entre chuveiros e um solo exigente, os Voluntários avançaram pela parcela, de estaca em estaca, a mostrarem a sua resiliência e a vontade de plantar bem o máximo de árvores possível. Um trabalho de equipa espetacular, com muitos participantes que vieram pela primeira vez e veteranos que partilharam as suas experiências, mas também partilharam as picaretas ou turnos com o guarda-chuva e conseguiram plantar 201 medronheiros.

Culminando numa manhã gratificante e um excelente início para esta época de plantação.

Muito obrigad@ pelo empenho e tempo dedicado às espécies nativas! 😊

Faça parta do grupo de Voluntários e venha contribuir para uma maior mancha de floresta nativa na Área Metropolitana do Porto. Acompanhe a agenda do FUTURO.

FOTOS | Créditos: ©2024CRE.Porto.amourao; ©2024CRE.Porto.malmeida;

Esta ação, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi organizada pelo Município de Gondomar e o CRE.Porto, em colaboração com Moinhos de Jancido. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto. As árvores e arbustos (todos nativos) são provenientes do programa Floresta Comum e do Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones.