A manhã de 8 de janeiro foi marcada por mais uma ação de voluntariado, na Universidade Católica Portuguesa (UCP) no Porto, que cumpriu com o desejo manifestado na primeira ação, realizada em dezembro 2023, de continuar a controlar plantas exóticas, invasoras e a plantar flora nativa para enriquecer a biodiversidade nos espaços verdes do Campus.

A ação foi guiada pela equipa do CRE.Porto e atendida notoriamente por 6 voluntários, incluindo a Vice-Presidente do Centro Regional do Porto, a diretora das Infraestruturas e Aprovisionamento, da CASO – CAtólica SOlidária e uma investigadora do Centro de Biotecnologia e Química Fina.

Os participantes eliminaram afincadamente vários núcleos de jarros e de hortênsias, duas espécies exóticas com comportamento invasor, que se propagam facilmente junto ao muro que delimita a instituição, e controlaram rebentação da espécie invasora, falsa-árvore-do-incenso (Pittosporum undulatum), limitando a sua dispersão.

Para finalizar a manhã de trabalho, foram plantadas duas árvores autóctones. A primeira “inquilina” a ser instalada foi um pilriteiro (Crataegus monogyna), um arbusto ou pequena árvore que possui flores brancas  e pequenos frutos vermelhos carnudos, os pilritos, que proporcionarão alimento para os seres vivos que visitem o jardim. Após esta plantação, o grupo conheceu e bem plantou um teixo (Taxus baccata), uma árvore de crescimento lento, capaz de uma longevidade milenar, que irá agora desenvolver-se no campus e agraciar a comunidade universitária com o seu esplendor nos anos vindouros.

Nesse dia, as temperaturas baixas do inverno já se fizeram sentir, no entanto, são estas as condições que favorecem intervenções deste cariz, devido ao estado de conservação de energia das plantas durante os meses frios, húmidos e com menos luz solar, pois garantem uma melhor adaptação da jovem árvore ao seu local definitivo.

O grupo motivado em participar ativamente na promoção da biodiversidade do seu local de trabalho e focado nas tarefas em mão, não se preocupou com o frio e rematou que foi uma bela maneira de iniciar o novo ano na UCP!

Muito obrigad@ a todos pelo empenho e o tempo a promover as espécies nativas no campus UCP-Porto! 😊

FOTOS | Créditos: ©2024CRE.Porto.malmeida ©2024CRE.Porto.amourao

Esta ação, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi organizada pela UDIP – CASO (Católica Solidária) e o CRE.Porto. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa – Porto e pela Área Metropolitana do Porto. As árvores e arbustos (autóctones) são provenientes do Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.