A 7 de fevereiro o encontro foi no Parque da Ciência, em Matosinhos, onde 33 colaboradores do Banco BPI dedicaram a manhã a plantar árvores e arbustos nativos.

Com as boas-vindas realizadas pelas equipas Município de Matosinhos e CRE.Porto, os participantes foram integrados nos trabalhos de valorização ambiental que têm sido dinamizados no Parque da Ciência, nomeadamente a plantação de espécies autóctones, para promover um bosque que fique em harmonia com a paisagem, que atrai biodiversidade e assim, potenciar os tão essenciais serviços de ecossistema.

A meta para a manhã foi realizar a retancha de árvores plantadas em fevereiro de 2021 que não sobreviveram, dando continuidade aos esforços para que na encosta do parque cresça um bosque nativo.

Os participantes conheceram o medronheiro (Arbutus unedo), a murta (Myrtus communis), o azereiro (Prunus lusitanica) e o sabugueiro (Sambucus nigra), espécies nativas a plantar na área.

Uma manhã com um grupo bem-disposto e motivado para a plantação que subiu e desceu os socalcos do terreno e instalou 133 novas plantas.

Durante a ação, houve um momento curioso de encontro com um habitante do parque, quando um voluntário, ao abrir uma cova, se deparou com uma “cobra”. O ser vivo avistado era na verdade um licranço (Anguis fragilis), um lagarto, que por não possuir membros se assemelha a uma cobra. O encontro foi uma oportunidade de admirar este réptil de perto, de saber que tem o parque como seu habitat e mostrar que é inofensivo, quebrando os mitos associados a esta espécie. 😊

Um agradecimento ao BPI Voluntariado por contribuir para o desenvolvimento de espécies nativas na nossa região.

FOTOS | Créditos: ©2024CMMatosinhos.SAlencar; ©2024CRE.Porto.amourao; ©2024CRE.Porto.malmeida;

Esta ação, desenvolvida no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foi organizada pela Câmara Municipal de Matosinhos e o CRE.Porto. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto. As árvores e arbustos (autóctones) são provenientes do Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do Leça.