Ao longo do mês de junho, o Verão, com uma faceta muito temperamental, fez-se sentir na estufa do viveiro do FUTURO, contudo, as 12 participações voluntárias nas ações do viveiro não foram menos dedicadas. Com as 42 horas oferecidas ao viveiro do FUTURO pelos voluntários, foi possível realizar diversas tarefas, nomeadamente transplantar jovens bétulas (Betula pubescens) e ciprestes (Cupressus sempervirens), que estão a crescer com vontade sob o olhar atento da equipa. Mas claro, houve tempo para hidratar e realizar pausas à sombrinha, ou abrigada de chuveiros, para conviver e recuperar energias. 🙂

Há também novidades no Viveiro do FUTURO. A bolsa de plantas nativas está a aumentar e foram semeadas 4  espécies pela primeira vez: o Mostajeiro (Sorbus latifolia), a Sorveira-branca (Sorbus aria), árvores que se encontram em categoria de ameaça “Vulnerável” e “Criticamente em perigo” respetivamente, pela “A Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da UICN de Portugal”. As duas outras novas adições são a Cornalheira (Pistacia terebinthus) e o Zimbro (Juniperus oxycedrus), que podemos dar a feliz notícia que já germinou! No entanto, as sementeiras não ficaram por aqui e ainda foi possível colocar mais semente na terra de Aveleira (Corylus avellana), do Alfeneiro (Ligustrum vulgare) e da Erica lusitanica. Uma produção que promete ajudar a restaurar o valor ecológico das áreas do FUTURO.

Muito obrigad@ a tod@s!

FOTOS: | Créditos: ©2021CRE.Porto.smendes; ©2021CRE.Porto.malmeida

As ações foram desenvolvidas no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. O Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO é uma parceria entre o CRE.Porto, a Câmara Municipal do Porto e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, pelo qual obteve a sua certificação como fornecedor de materiais florestais de reprodução.