Ao longo dos últimos meses, entre março e julho os trabalhos no Viveiro do FUTURO foram vários e diversificados, no entanto a principal preocupação foi a de garantir que todas as plantas possuem uma condição que lhes permita passar o verão e esta fase de calor da melhor forma possível. Assim, nas 12 sessões de trabalho que decorreram entre estes 5 meses, os 23 voluntários conseguiram transplantar cerca de 1000 plantas, semear cerca de 3000 sementes de 4 espécies de árvores e arbustos, entre loureiros (Laurus nobilis), avelerias (Corylus avellana) e pilriteiro (Crataegus monogyna), bem como foram feitas várias sessões de monda e manutenção.

Em março ainda houve sementeiras, de carvalho alvarinho (Quercus robur) e sabugueiro (Sambucus nigra),  este último que já estava a começar a germinar no seu extrato pré germinativo. Também foi necessário repor mais substrato nos vasos e tabuleiros das plantas mais antigas, pois com a chegada dos dias quentes e da primavera, as plantas começam a ser mais exigentes em termos nutricionais para poderem lançar novos rebentos e como tal necessitam de substrato novo para suplementar essas carências.

Com a chegada de abril, chegam as primeiras plântulas de algumas das espécies semeadas meses antes e é necessário repica-las para os seus tabuleiros definitivos. Em vésperas de Páscoa, e com as respetivas férias, o Viveiro do FUTURO, teve casa cheia, uma verdadeira dúzia de grandes trabalhadores! Em maio aconteceu um verdadeiro “boom” de germinações e não houve mãos a medir para dar o encaminhamento necessário a todas estas pequeninas árvores. Foi um mês muito ativo em trabalho, mas foi também marcado pela atividade inserida nas comemorações internacionais do Dia do Fascínio das plantas, na qual o Viveiro do FUTURO em colaboração com o Município do Porto participou pela primeira vez. Nesta tarde falou-se de plantas raras ou menos conhecidas da nossa flora nativa e ainda dos avanços dados na biotecnologia para produção de plantas mais resilientes e adaptadas às condições ambientais.

Entre junho e julho, ainda que o calor dentro da estufa ou no exterior tornasse os trabalhos mais exigentes, conseguiu cumprir-se com os objetivos da manutenção de todos os espaços. Para tal foi igualmente importante a colaboração dos funcionários do Viveiro Municipal do Porto que com a sua experiência e trabalho, conseguem sempre transformar os canteiros do FUTURO num verdadeiro jardim!

Agosto é mês de pausa nos trabalhos com voluntários, mas o trabalho de monitorização e manutenção não para. Além destas tarefas é ainda importante começar a preparar a próxima época, pelo que, em setembro haverá novas sessões e mais oportunidades para colaborar com o FUTURO.

Obrigada a tod@s!

FOTOS | Créditos: ©2019CREPorto.ampereira e ©2019CREPorto.malmeida

Maio | 17 maio, 23 maio, 29 maio

Junho |7 junho, 13 junho, 28 junho

Julho | 25 julho