O dia, cujas primeiras horas da manhã tiveram o frio típico de fevereiro, rapidamente deu lugar a uma manhã soalheira, quase primaveril. Foi o clima perfeito para acolhermos uma equipa da Águas do Douro e Paiva (AdDP) e Simdouro no Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO (no Viveiro Municipal do Porto), no dia do aniversário das empresas.

Começámos a sessão de trabalho com um esclarecido discurso de Joana Felício, Administradora da AdDP e Simdouro, sobre a importância da floresta nativa na região, também para a regulação hídrica, selando o compromisso das empresas investirem esforços na recuperação ecológica de áreas florestais nas áreas de envolvência das suas infraestruturas. Nos próximos 6 anos serão recuperados 5 hectares de áreas ardidas ou subaproveitadas e plantadas 5.000 árvores nativas (que serão devidamente mantidas e monitorizadas). Este é um trabalho a ser executado pela AdDP em colaboração com o CRE.Porto, no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto.

Após a apresentação do projeto FUTURO e dadas as orientações práticas para os trabalhos, todos arregaçaram mangas. Só paramos depois de semeadas 5.780 sementes de murta (Myrtus communis), jasmim-do-monte (Jasminum fruticans) e cipreste (Cupressus sempervirens), envasadas 288 árvores e mondados cerca de 50 tabuleiros de murta e jasmineiros. A meta da manhã tida sido superada 🙂

Parabéns à AdDP e Simdouro pela visão de futuro e pela capacidade de o concretizar.

Obrigada a tod@s,

FOTOS | Créditos: ©2018CRE.Porto.cdelgado

Mais informação

O Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO é uma parceria entre o CRE.Porto, a Câmara Municipal do Porto, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas. Conta com o apoio da Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Tratamento de Resíduos da Região Porto, da Silvapor – Ambiente e Inovação, da Leal & Soares e do projeto Sementes de Portugal. O Viveiro está licenciado pelo ICNF como fornecedor de materiais florestais de reprodução.