O Colégio de Gaia já nos tinha surpreendido com o seu viveiro suspenso e com os trabalhos já iniciados pelos alunos participantes. Mas foi no dia 28 de abril, durante a XXI ExpoColGaia, que o nosso coração se encheu de alegria. Mais à frente explicamos porquê 🙂

Nessa tarde, de grande azafama no colégio, foi apresentado o FUTURO – Projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana – às famílias dos alunos participantes na criação do viveiro escolar. A sessão foi aberta pela Vereadora do Pelouro do Ambiente Urbano e Espaço Público do Município de Vila Nova de Gaia, Engª Mercês Ferreira, que convidamos a tomar parte na ação. Nesta sessão mais solene foram ainda entregues os prémios do concurso de fotografia que decorreu durante as férias da Páscoa, no qual os alunos foram desafiados a fotografar e conhecer árvores monumentais que pudessem existir na cidade de Vila Nova de Gaia e um pouco por todo o país. Este mote lançado ao abrigo da Rede de Escolas do FUTURO foi, sem dúvida, uma excelente oportunidade para descobrir as árvores em família durante as férias! Pelos trabalhos que vimos podemos assegurar que atribuir o galardão apenas a três deles não foi tarefa fácil.

Após o fim da apresentação, fomos visitar o viveiro, onde cresciam os sobreiros, os jasmineiros e as murtas. Já no exterior da escola, fomos até ao pavilhão que foi usado para expor os diversos trabalhos dos alunos na exposição “A alegria da criação – a ligação entre a Humanidade e o Ambiente”. Neste espaço o nosso olhar perdeu-se! Perdeu-se e comoveu-se com o vasto leque de trabalhos, esculturas, cartazes e pinturas que representavam e homenageavam a Árvore e a Floresta. Eram vários os posters sobre árvores classificadas, como o carvalho de Calvos, na Póvoa de Lanhoso, e/ou espécies nativas em particular, do sobreiro (Quercus suber) ao ulmeiro (Ulmus minor). Havia até um cubo que girava sozinho e que mostrava as várias perspectivas de um gigante cedro-do-atlas. Os materiais utilizados foram muito variados e todos enriqueceram de forma única esta exposição, que representou na perfeição o que pretendíamos  com o desafio da “expressão e criação com inspiração na árvore”.

Entre dezenas de trabalhos feitos com muita dedicação e empenho, agradecemos a todos os responsáveis que tornaram este trabalho possível, entre eles o Mentor desta escola Jorge Moreira, a todos os professores em nome da Professora Liliana Silva e ao seu diretor Pe. António Barbosa.

A tod@s um grande bem haja e parabéns pelo trabalho realizado!

FOTOS | Créditos: ©2017CRE.Porto|ampereira e ©2017LilianaSilva

Rede de Escolas do FUTURO é uma iniciativa do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, um projeto desenvolvido pela Universidade Católica Portuguesa e Área Metropolitana do Porto no âmbito CRE.Porto – Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto. O objetivo do Programa de Mentores da Rede de Escolas do FUTURO é o de garantir apoio às Escolas através do estabelecimento de laços entre os docentes coordenadores e especialistas em diversas áreas de intervenção, que colaboram graciosamente. Conheça as entidades e pessoas envolvidas no projeto