Quase dois meses depois da sementeira, recebemos notícias da EB de Fonte da Moura, no Porto, que orgulhosamente nos contou que, no Centro de Educação Ambiental do Núcleo Rural do Parque da Cidade, crescem, do alto dos seus 15 cm, 72 lindos sobreiros (Quercus suber). Este é um dos estabelecimentos de ensino do Porto que faz parte da Rede de Escolas do FUTURO e escolheu, neste primeiro ano, dedicar-se à produção de plantas nativas ao criar o seu viveiro escolar. A dedicação e olhar atento de todos tem vindo a compensar, pois além dos sobreiros, também já germinaram as pequenas murtas (Myrtus communis) e sabugueiros (Sambucus nigra).

A EB da Fonte da Moura tem sido ainda acompanhada pela Mentora do FUTURO, Cristina Montez, cujas áreas de interesse e estudo se relacionam com a influência dos espaços verdes na qualidade de vida das populações urbanas

Dando corpo ao seu projeto para este ano letivo, no passado 24 de março, este grupo visitou o Centro de Educação Ambiental (CEA) do Núcleo Rural do Parque da Cidade, que trabalha em estreita colaboração com a escola. Foi feita uma apresentação sobre a importâncias das árvores e das florestas em contexto de cidade e os seus benefícios. Terminada a componente teórica, na qual até se conseguiu aprender a determinar a idade de uma árvore, um dos momentos importantes desde dia foi a concretização do desafio lançado pela sua Mentora: desenhar um mapa mental para ilustrar o percurso dos alunos desde a escola até ao CEA. O objetivo era o de perceber a perceção das crianças em relação “ao verde” – aos espaços verdes e às árvores – que existia ao longo do caminho e analisar em conjunto os resultados.

Este foi um excelente exercício de reflexão que permitiu perceber de que forma os olhos das crianças observam os espaços verdes e de que forma os interpretam. Os resultados destes exercícios e os mapas, mais ou menos detalhados, vão estar expostos muito em breve no CEA do Núcleo Rural.

Bom trabalho!

FOTOS | Créditos: ©2017CristinaSousa

Rede de Escolas do FUTURO é uma iniciativa do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, um projeto desenvolvido pela Universidade Católica Portuguesa e Área Metropolitana do Porto no âmbito CRE.Porto – Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto. O objetivo do Programa de Mentores da Rede de Escolas do FUTURO é o de garantir apoio às Escolas através do estabelecimento de laços entre os docentes coordenadores e especialistas em diversas áreas de intervenção, que colaboram graciosamente. Conheça as entidades e pessoas envolvidas no projeto