Sophia de Mello Breyner é um nome que não pode ser separado da escrita e do universo da Literatura Infantil. “A Floresta” e “A Árvore” são duas das obras que marcam a vida desta grande escritora e poetisa que dedicou muito da sua vida a inspirar os sonhos das crianças.

O Agrupamento de Escolas em Vila Nova de Gaia decidiu homenageá-la dando à instituição de ensino o seu nome pelo facto de Vila Nova de Gaia e principalmente a praia e a Casa da Granja, “Casa branca em frente ao mar”, onde passava férias, estar tão intimamente ligada à obra desta escritora.

Sophia inspirava-se no mar para escrever, mas também nas paisagens que a rodeavam –  “Cheiro a terra as árvores e o vento (…)”.

Este Agrupamento, que integrou a Rede de Escolas do FUTURO em 2015, começou o seu percurso plantando árvores nos seus recreios, tornando-os mais atrativos e mais coloridos. Neste novo ano, os alunos quiseram ajudar o FUTURO a ter mais plantas nativas “para reflorestar as nossas Florestas, as nossas Escolas, os nossos Parques e Jardins”. Os trabalhos iniciaram-se em fevereiro e com o apoio de toda a comunidade foi fácil recolher o material necessário. Com cuidado e precisão, os pacotes que iriam acolher as sementes foram lavados, furados e dispostos no seu local definitivo, no local que viria a ser o berço de novas plantas. Sobreiros, loureiros, jasmineiros do monte, murtas e sabugueiros estão agora a crescer com a ajuda e dedicação de todos. “Agora é necessário cuidar”. Toda a germinação é acompanhada e o crescimento das pequenas plântulas é registado e monitorizado.

Com toda esta dedicação as pequenas plantas vão certamente crescer fortes e saudáveis e cumprir o seu destino: povoar muitas florestas e jardins da região. Sophia estaria orgulhosa.

Parabéns a tod@s!

Texto adaptado da Professora Ana Almeida, responsável pela inscrição na Rede de Escolas do FUTURO.

Bibliografia consultada

FOTOS| Créditos: ©2017AnaAlmeida

Rede de Escolas do FUTURO é uma iniciativa do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, um projeto desenvolvido pela Universidade Católica Portuguesa e Área Metropolitana do Porto no âmbito CRE.Porto – Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto. O objetivo do Programa de Mentores da Rede de Escolas do FUTURO é o de garantir apoio às Escolas através do estabelecimento de laços entre os docentes coordenadores e especialistas em diversas áreas de intervenção, que colaboram graciosamente. Conheça as entidades e pessoas envolvidas no projeto