No ano letivo de 2015/16 a Escola Básica do Outeiro, Valongo, inscreveu-se na Rede de Escolas do FUTURO com o objetivo de valorizar e melhorar os espaços verdes dos seus jardins. Ao mesmo tempo que as novas árvores iriam embelezar o recreio, esta oportunidade seria uma mais valia para sensibilizar os mais pequenos para a importância das florestas e das árvores nativas. Segundo a Professora Natália Paupério, responsável pela inscrição na Rede de Escolas do FUTURO, “com esta iniciativa o ambiente da nossa escola ganhou mais vida e outra visão da realização pedagógica quando alinhado com os temas do trabalho em equipa, educação ambiental e preservação do meio ambiente. Os alunos aprenderam que manter a escola repleta de  árvores, bem organizadas e cuidadas, é também uma forma de preservar a escola e  preservar a harmonia do ambiente.”

Esta escola recebeu e plantou 32 novas árvores nativas, com ajuda da Câmara Municipal de Valongo e da equipa de Sapadores Florestais. Todas as fases desta atividade foram importantes para explicar diferentes temas e conceitos às crianças e ainda hoje esses temas são recordados por todos – “Foi a primeira vez que eu plantei uma árvore na escola, e estou muito feliz por ter participado.”

Um ano passou e as visitas ao jardim são regulares, pois a curiosidade sobre o aspeto das árvores ao longo das estações é muito! Ao observarem o crescimento das árvores, as professoras aproveitam para explorar áreas tão diversas desde o estudo do meio até à matemática, tornando toda a experiência ainda mais enriquecedora. Uma simples medição, contas de somar ou multiplicar, que poderiam ser um pouco mais aborrecidas dentro da sala de aula, no jardim da escola, com uma grande fita métrica na mão, ganham um colorido e um interesse muito maior e de repente a matemática torna-se divertida e útil 🙂

Até os alunos do pré escolar conseguiram fazer um registo à altura da sua interpretação.

E por falar em altura: as árvores plantadas na EB1 do Outeiro estão aparentemente saudáveis e algumas já crescem para fora do protetor! As medições não deixam mentir e os registos também não! Assim, o  sentimento geral é de grande alegria e entusiasmo por saber que a cada mês que passa estes surpreendentes seres vivos desenvolvem-se, crescem, enchem-se de cores e transformam a paisagem da escola.

Parabéns a tod@s!

FOTOS Créditos: ©2017NatáliaPaupério

Rede de Escolas do FUTURO é uma iniciativa do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, um projeto desenvolvido pela Universidade Católica Portuguesa e Área Metropolitana do Porto no âmbito CRE.Porto – Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto. O objetivo do Programa de Mentores da Rede de Escolas do FUTURO é o de garantir apoio às Escolas através do estabelecimento de laços entre os docentes coordenadores e especialistas em diversas áreas de intervenção, que colaboram graciosamente. Conheça as entidades e pessoas envolvidas no projeto