O AE da Trofa integrou em 2016, e pelo primeiro ano, a Rede de Escolas do FUTURO. O seu primeiro projeto nesta Rede será a criação de um viveiro de árvores e arbustos nativos. Os Professores José Pelayo, Paula Gomes e Manuela Codeço pretendiam promover a educação ambiental na escola e motivar os alunos para as questões relacionadas com a importância das florestas. Começaram o seu roteiro com o FUTURO através da participação no Programa de Formação “Como potenciar as árvores e as florestas num contexto educativo?”. Os Professores consideram que este foi um dos momentos importantes do percurso desta escola na Rede e os conteúdos foram integrados no seu “Diário de Bordo do Viveiro”.

No final do mês de janeiro, tendo já sido feita a recolha e preparação de todo o material necessário, os alunos iniciaram a sementeira da murta (Myrtus communis), do jasmineiro do monte(Jasminum fruticans) e do sobreiro (Quercus suber). Duas turmas, uma de 8ª ano e outra de 10º,  semearam com entusiasmo e muito cuidado as pequenas sementes e preparam a sinalética e identificação de todas as espécies e do próprio viveiro. Após a sementeira seguiram-se as visitas semanais e monitorização, essenciais para uma boa manutenção do viveiro. Com todos os cuidados e com a chegada dos primeiros dias quentes, as pequenas sementes de jasmineiro do monte e do sobreiro começaram a despertar e foi com muita felicidade e entusiasmo que no dia 9 de março a Professor Manuela Codeço registou as primeiras germinações destas espécies! Os jasmineiros ainda estão tímidos – as primeiras folhas ainda estão a tentar sair de dentro da semente – mas estamos em crer que muito em breve as dezenas de pacotes vão colorir-se de um verde brilhante!

Excelente trabalho!

FOTOS

Créditos: ©2017ManuelaCodeço

Rede de Escolas do FUTURO é uma iniciativa do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, um projeto desenvolvido pela Universidade Católica Portuguesa e Área Metropolitana do Porto no âmbito CRE.Porto – Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto. O objetivo do Programa de Mentores da Rede de Escolas do FUTURO é o de garantir apoio às Escolas através do estabelecimento de laços entre os docentes coordenadores e especialistas em diversas áreas de intervenção, que colaboram graciosamente. Conheça as entidades e pessoas envolvidas no projeto

Guardar