As árvores, pela sua capacidade de crescerem lentamente e gozarem de uma longevidade invejável, podem presenciar as mais diversas e incríveis histórias. Muitas terão testemunhado guerras, conflitos políticos, julgamentos, histórias de amor, celebrações e dramas, encerrando assim dentro de si muitas memórias que ajudariam a reconstruir a história das nossas comunidades. Infelizmente, a maioria destas narrativas morrerá com as árvores.

A EB2,3 do Viso (Porto) faz parte da Rede de Escolas do FUTURO e não quer perder as histórias que as árvores da escola já testemunharam.

As Professoras Ana Paula Alves e Sílvia Portela, juntamente com um grupo de alunos de 7º e 8º anos, optaram por abordar o património arbóreo dos seus espaços verdes. Contam ainda conta com a importante ajuda da Mentora Rosa Maria Oliveira, também professora, escritora, poetisa e dinamizadora de oficinas de escrita criativa baseadas nas narrativas de vida. Este excelente grupo de trabalho irá em conjunto construir a narrativa de vida dos jardins da EB2,3 do Viso e especificamente de uma das suas árvores. O arquivo da escola já tem alguma extensão. Desde 1998 que a escola planta árvores e arbustos. Muitas dessas árvores foram plantadas pelos pais dos atuais alunos 🙂

No passado 23 de fevereiro acompanhamos uma sessão da Mentora na escola e seguimos de perto a construção do plano de trabalho que esta escola se propõe desenvolver no âmbito da Rede de Escolas do FUTURO. Tivemos ainda oportunidade de entrar no arquivo do Clube da Floresta e ver recordações de saídas de campo, plantações, entre muitas outras atividades ligadas à árvore e à floresta. Não queremos desvendar tudo o que vai acontecer nos próximos meses, mas podemos adiantar que haverá poesia, artes manuais e digitais. Tudo culminará com uma exposição para toda a comunidade escolar.

Bom trabalho!

FOTOS| Créditos: ©2017CRE.Porto|ampereira

Rede de Escolas do FUTURO é uma iniciativa do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, um projeto desenvolvido pela Universidade Católica Portuguesa e Área Metropolitana do Porto no âmbito CRE.Porto – Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto. O objetivo do Programa de Mentores da Rede de Escolas do FUTURO é o de garantir apoio às Escolas através do estabelecimento de laços entre os docentes coordenadores e especialistas em diversas áreas de intervenção, que colaboram graciosamente. Conheça as entidades e pessoas envolvidas no projeto

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]