Amieiro 1Os alunos do Agrupamento de Escolas Coelho e Castro, em Santa Maria da Feira, mais especificamente os membros do clube Ribeiras com Vida, estão a observar e estudar as árvores do Parque das Ribeiras do Uíma ao longo das várias estações do ano. Estiveram lá no outono, no inverno e voltaram agora na primavera. Desta forma, a 20 de abril, alunos e professores visitaram novamente o Parque para anotar o estado das árvores em estudo. Nesta terceira saída foi possível observar que o carvalho-alvarinho (Quercus robur) e o amieiro (Alnus glutinosa) já possuíam algumas folhas novas e muitos rebentos.

Para confirmar a identificação das espécies em estudo, utilizaram a aplicação Arbolapp, para facilitar o processo. A utilização desta aplicação foi muito útil para identificar e compreender melhor as espécies estudadas. Esta aplicação é gratuita, não necessita de ligação à internet e é baseada na investigação científica realizada pelo Real Jardim Botânico de Madrid e pelo Conselho Superior de Investigação Científica (CSIC) espanhol. Estão incluídos dados de 143 espécies autóctones da Península Ibérica e Ilhas Baleares. Cada espécie tem várias fotografias e uma breve descrição, bem como mapa de ocorrência. Pode-se fazer uma busca livre ou através de uma chave dicotómica. Para os interessados, podem fazer o download  AQUI.

Devido à melhoria das condições climatéricas, este grupo conseguiu ainda observar alguns animais, nomeadamente patos, lagartixas, alfaiates e outros insetos, que até agora não tinham encontrado no local. Aguardamos as novidades de uma próxima visita!

Parabéns a tod@s! FOTOS | Créditos: ©2016|HelgaFeixeira

 A Rede de Escolas do FUTURO é uma iniciativa do CRE.Porto no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto. É promovida pela Área Metropolitana do Porto e Universidade Católica Portuguesa, sendo apoiada pela Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Tratamento de Resíduos do Grande Porto e EDP Gás. Colabora o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e os Municípios de Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Póvoa de Varzim, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia.